Última hora

Já há 87 casos de Legionella do surto em Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos e 10 mortes

26 Novembro 2020
Já há 87 casos de Legionella do surto em Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos e 10 mortes
Local
0

O surto de Legionella que afeta a região do Grande Porto causou hoje mais uma morte, elevando para 10 o número de óbitos registados devido à doença, avançou fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
Segundo a mesma fonte, o óbito verificou-se no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde continuam internadas cinco pessoas.
Das 48 que deram entrada na unidade matosinhense desde o início do surto, a 29 de outubro, oito morreram.
No Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, onde segundo a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) também não houve um aumento no número de casos diagnosticados, estão internadas duas pessoas.
Das 29 assistidas no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde duas morreram.
Já no Hospital São João, no Porto, segundo a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), estão internadas quatro pessoas, das 10 que deram entrada nesta unidade de saúde.
Assim, no total, o surto de Legionella que afetou os concelhos de Matosinhos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde já registou, desde 29 de outubro, 87 casos, sendo que 11 continuam internadas e 10 acabaram por morrer devido a complicações associadas com a doença.
Na semana de passada, as autoridades de saúde confirmaram que foi detetada a presença de Legionella numa das torres de refrigeração do centro de distribuição da empresa de laticínios Longa Vida, em Perafita, concelho de Matosinhos.
A empresa revelou, em comunicado, que tinha desligado “preventivamente” o equipamento, a 10 de novembro, informando que “não recebeu informação sobre a correlação entre a presença desta bactéria” nas torres de refrigeração e a origem do surto que atingiu o Norte do país.
O Ministério Público já tinha antes anunciado a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto.