Última hora

Corporações de Bombeiros do distrito do Porto alertam para dificuldades na Emergência Médica

18 Novembro 2020
Corporações de Bombeiros do distrito do Porto alertam para dificuldades na Emergência Médica
Local
0

Trinta e três das 45 corporações de Bombeiros do distrito do Porto entregaram na passada sexta feira “simbolicamente” as chaves das ambulâncias ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de forma a alertar para as dificuldades logísticas e financeiras do setor.
“A situação é insustentável e coloca em causa a emergência médica. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) não tem apoiado com a quantidade suficiente nos equipamentos de proteção individual (EPIs). Estamos ao serviço do Estado e não estamos protegidos, nem conseguimos proteger as populações”, disse o comandante dos Bombeiros Voluntários (BV) de Paredes.
José Morais falava aos jornalistas à porta da delegação do INEM do Porto e junto a outros comandantes e presidentes de associações humanitárias do distrito antes de a comitiva ter sido recebida pelo diretor regional do INEM.
Já num comunicado distribuído à imprensa lê-se que “as associações signatárias manterão as ambulâncias INEM inoperativas por falta de EPIs, cuja responsabilidade de apoio e entrega é do Estado através do INEM e da ANEPC”.
No entanto, a comitiva frisou que “o socorro às populações nunca estará em causa” e que a entrega simbólica das chaves das ambulâncias Posto de Emergência Médica (PEM) “serve para chamar a atenção para as enormes dificuldades das corporações de voluntários sobretudo num momento em que o quadro epidemiológico [pandemia da Covid-19] se tem agravado”.
Ao lado, o comandante dos Bombeiros Voluntários (BV) de Ermesinde, concelho de Valongo, contava aos jornalistas que a sua corporação tem feito 25 a 30 serviços de emergência em média por dia, sendo “todos tratados como suspeitos Covid-19 positivos”, o que significa “equipar da cabeça aos pés pelo menos dois tripulantes de ambulâncias”.
“Gastamos mais de 100 máscaras por dia e o tempo de serviço duplicou quer porque a entrega de doentes nos hospitais é mais demorada, compreensivelmente, quer porque temos de fazer a descontaminação dos carros a cada transporte”, referiu o comandante de Ermesinde.
Já o presidente dos BV da Trofa, Luís Elias contou que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) entregou recentemente EPIs que “duraram uma semana e chegaram incompletos”.
Máscaras, fatos completos, tapa botas, luvas, óculos e toucas são os itens que o INEM exige por lei que os Bombeiros Voluntários usem, mas segundo o dirigente da Trofa “grande parte não faz parte dos kits que estão a ser distribuídos”.
Estas 33 corporações alertam que o acordo de colaboração celebrado em 2012 entre Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e Liga de Bombeiros Portugueses (LBP) “não cobre atualmente os custos reais dos consumíveis que o próprio instituto exige”.
“Refira-se a este propósito que o INEM comparticipa com o valor de dois euros a aquisição de consumíveis quando os custos atuais inerentes à pandemia e proteção dos bombeiros ultrapassam largamente esse valor”, lê-se num comunicado entregue à imprensa.
Quanto às entregas de equipamentos de proteção individual (EPIs) feitas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os bombeiros voluntários do Porto apontam que “as entregas efetuadas não cobrem 25% das necessidades”.
O Ministério da Administração Interna, que tutela a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), ainda não se pronunciou sobre o assunto.