Última hora

Câmara de Vila do Conde informa que as análises feitas à água da rede pública não têm Legionella

17 Novembro 2020
Câmara de Vila do Conde informa que as análises feitas à água da rede pública não têm Legionella
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde informou que as análises feitas à água da rede pública do concelho vilacondense, quer pela entidade fornecedora, quer pela entidade distribuidora, deram todas negativas quanto à presença de Legionella.
“Estes resultados confirmam que o surto de Legionella não está relacionado com o abastecimento público da água”, tornou público, em comunicado, a Câmara Municipal de Vila do Conde.
“O Município continua a solicitar à ARS-Norte [Administração Regional de Saúde do Norte] e à Autoridade de Saúde Local, sublinhando a urgência na identificação do foco deste surto, tendo obtido informação de que, até ao momento, todas as análises realizadas a empresas/equipamentos no concelho de Vila do Conde, cujo resultado já foi possível obter, determinaram a não presença da Legionella”, pode ler-se, ainda, no mesmo comunicado da Câmara Municipal de Vila do Conde.
O surto de Legionella nos concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos causou esta terça feira mais uma morte, elevando para nove o número de óbitos, disse a Administração Regional de Saúde no Norte (ARS-N).
Segundo a mesma fonte, o óbito verificou-se no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde desde 30 de outubro já morreram sete pessoas devido à doença, tendo outras duas pessoas falecido no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
Hoje, mantêm-se nos 79 os casos diagnosticados e verificou-se uma redução de doentes internados, que passou de 37 para 24, distribuídos pelos Hospitais São João, no Porto, Pedro Hispano, em Matosinhos, e o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
No Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde verificou-se a maior redução de internados devido à doença, passando de 17 para seis, após um total de 28 pessoas terem ali sido diagnosticadas com Legionella.
Também no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde 44 pessoas deram entrada desde o início do surto, há menos pacientes internados: passaram de 14 para 12.
No Hospital São João, no Porto, permanecem internadas seis pessoas, três em enfermaria, uma em cuidados intermédios e duas na unidade de cuidados intensivos.
Desde o início do surto Legionella em Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos já morreram nove pessoas das 79 que foram diagnosticadas com a doença, continuando internadas 24.
Na quarta feira da semana passada, o Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto, que se mantém com origem desconhecida.