Última hora

Câmara da Póvoa de Varzim apoia restauração local com 15 mil embalagens para “Take-Away”

26 Novembro 2020
Câmara da Póvoa de Varzim apoia restauração local com 15 mil embalagens para “Take-Away”
Local
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai apoiar o setor da restauração local fornecendo 15 mil embalagens para ‘Take-Away’ (venda para fora), de forma a minimizar as despesas, anunciou o presidente da autarquia poveira.
Aires Pereira revelou que a medida foi tomada depois de uma reunião com empresários locais, de forma a encontrar estratégias de apoio à restauração neste período da pandemia de Covid-19, em que o setor, num concelho com vincada vocação turística, passa por dificuldades.
“Auscultamos as principais dificuldades dos restaurantes e foi-nos sinalizada a necessidade de embalagens para o fornecimento de refeições Take-Away. Estamos a concluir o processo de compra de 15 mil unidades e ainda esta semana contamos fazer a distribuição pelos restaurantes”, partilhou o presidente de Câmara da Póvoa de Varzim.
Aires Pereira considera que a ação “é uma forma direta de ajudar o setor, retirando-lhe uma das despesas”, e partilhou que “não foi colocada a questão de um apoio para a distribuição das refeições”, tal como fizeram outros municípios, recorrendo ao serviço de táxis.
Ainda no âmbito dos apoios relacionados com a Covid-19, nomeadamente aos lares do concelho, onde na Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim há um surto que atingiu 62 utentes, o presidente da autarquia poveira, reiterou que município tem 70 camas de retaguarda que ainda não foram ativadas.
“Temos estado em permanente ligação com as instituições, mas até agora têm-nos dito que a situação está controlada. Esperámos que assim continue, mas mantemos a nossa capacidade de 70 camas para acolher doentes, distribuídas em dois locais, intacta”, revelou Aires Pereira.
O autarca garantiu, ainda, ter disponibilizado “todo o apoio necessário” ao Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, que esta terça feira anunciou ter chegado ao limite da sua capacidade instalada de 39 camas para tratamento de doentes com Covid-19.
“O problema do nosso Centro Hospitalar é a falta de espaço físico. A administração tem gerido a situação da melhor forma possível, adaptando a área da consulta externa para tratamento de doentes Covid-19, mas tudo tem limites. Já disponibilizamos todo o nosso apoio operacional”, garantiu Aires Pereira.
Segundo os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS), a Póvoa de Varzim e concelho vizinho de Vila do Conde, estão entre os 17 municípios do país com maior incidência de Covid-19, sendo que o concelho poveiro regista 1.626 infetados por cada 100 mil habitantes e o vilacondense 1.605.