Última hora

ARS-N diz que surto de Legionella no Grande Porto está com “diminuição acentuada” de casos

29 Novembro 2020
ARS-N diz que surto de Legionella no Grande Porto está com “diminuição acentuada” de casos
Local
0

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) revelou hoje uma “diminuição acentuada” dos casos de Legionella no Grande Porto, desde que foram desligadas as torres de refrigeração de uma indústria em Matosinhos onde foi detetada a bactéria.
“Desde que foi suspenso o funcionamento das referidas torres de refrigeração verificou-se uma diminuição acentuada do número de casos de doença dos legionários, na referida área geográfica”, refere a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), em comunicado.
Na semana de passada, as autoridades de saúde confirmaram que foi detetada a presença de Legionella numa das torres de refrigeração do centro de distribuição da empresa de laticínios Longa Vida, em Matosinhos.
A empresa revelou, em comunicado, que tinha “desligado preventivamente” o equipamento, a 10 de novembro, mas disse que “não recebeu informação sobre a correlação entre a presença desta bactéria” nas torres de refrigeração e a origem do surto que atingiu o Norte do país.
Decorridos 14 dias, período de incubação da doença, não ocorreu nenhum novo caso, sublinhou a administração de saúde.
A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) acrescentou ainda que os últimos dois casos notificados correspondem a doentes cujo início de sintomas se verificou na primeira quinzena de novembro.
“Tendo em conta que a Legionella é uma bactéria ubíqua é expectável que surjam novos casos não associáveis a este cluster”, ressalvou a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
O surto de Legionella, que desde 29 de outubro afeta os concelhos de Matosinhos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, já registou 88 casos, dos quais 10 morreram e 11 estão internados.
O Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto.
A doença do legionário é uma forma de pneumonia grave, provocada pela bactéria ‘Legionella Pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares, que, apesar de poder ser grave, tem tratamento efetivo.