Última hora

Portugal Fashion regressa ao Porto depois de se “reorganizar” devido à pandemia de Covid-19

27 Outubro 2020
Portugal Fashion regressa ao Porto depois de se “reorganizar” devido à pandemia de Covid-19
Economia
0

A celebração dos 25 anos do Portugal Fashion foi retomada no Porto, em nome da proteção da moda nacional, com o primeiro desfile de moda a decorrer ao ar livre, apenas com presença de público profissional.
“Não podia deixar de acontecer. Tínhamos de fazer tudo, uma vez mais, para que os ‘designers’ e as marcas que estão connosco tivessem esta oportunidade de se apresentar, mas teríamos de inventar formatos diferentes, teríamos de nos reorganizar e teríamos de compensar também a maior restrição de público de uma outra forma, nomeadamente uma aposta na comunicação digital completamente diferente daquilo que era o habitual”, explicou a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto.
Segundo Mónica Neto, a 47.ª edição do Portugal Fashion, que arrancou na quinta feira, 15 de outubro, e terminou sábado, 27 de outubro, teve no máximo 200 pessoas em simultâneo, com os bastidores reservados a modelos e sem acesso à comunicação social, com a transmissão em direto dos desfiles.
“Tivemos de nos restringir ao público profissional, tivemos de fazer um corte que nos permitisse garantir sobretudo que as dinâmicas de bastidores aconteciam com tranquilidade e que o acesso ao público era sobretudo um acesso profissional e que não punha nunca em causa a continuidade do evento por uma imposição que pudesse acontecer administrativa das autoridades de saúde”, explicou a diretora do Portugal Fashion.
Todos os desfiles do Portugal Fashion já eram transmitidos em direto, mas não tínhamos a dinâmica de mostrar muito mais além do desfile e nesta 47.ª edição também vão mostrar outros pontos do evento em direto.
Nesta edição, devido à Covid-19, o Portugal Fashion inovou, com a opção de “See Now, Buy Now” (Veja Agora, Compre Agora), uma das estratégias adotadas por vários designers que não tiveram a oportunidade de apresentar a coleção na edição de março e que estiveram agora a apresentar, como também a antecipar a coleção do próximo verão 2021.
O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários, que conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos e é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.