A empresa da Póvoa de Varzim Energie Portugal colocou 200 painéis solares num empreendimento turístico em Abu Dhabi, para aquecer até 75 mil litros de água por dia.
A Energie Portugal ganhou um contrato em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para instalar 200 painéis solares termodinâmicos no luxuoso Jumeirah Saadiyat Island Resort, com as funções de aquecimento e arrefecimento, agora com uma poupança de 85% na fatura energética.
Os testes terminaram em agosto e o sistema incorporado neste empreendimento, que conta com 293 quartos, cinco restaurantes e três piscinas exteriores, ocupa uma área de apenas 60 metros quadrados num dos parques de estacionamento.
O diretor-executivo da Energie Portugal Luís Rocha garante que pode aquecer até 75 mil litros de água por dia, o que “permite rentabilizar o investimento em apenas dois anos”.
Sem detalhar o valor do negócio, a empresa da Póvoa de Varzim frisa que a obra neste hotel da ilha de Saadiyat, que em 2019 foi distinguido pelo design nos World Travel Awards, é a maior que já realizou na região do Médio Oriente. Luís Rocha aponta este mercado, para onde começou a exportar em 2018, como uma das principais apostas, pois tem como meta “atingir uma utilização de 44% de energias renováveis até 2050”.
“É um mercado em que estamos a apostar, até porque um dos objetivos dos Emirados Árabes Unidos passa por atingir uma utilização de 44% de energias renováveis até 2050”, disse Luís Rocha, diretor-executivo da Energie Portugal.
Fundada em 1981, a produtora sediada na Zona Industrial de Laúndos, na Póvoa de Varzim, onde emprega mais de 40 funcionários, ficou conhecida a nível nacional na sequência de uma visita do então primeiro-ministro, José Sócrates. Depois de ver as vendas caírem para metade a partir de 2011, tem vindo a recuperar parte do negócio perdido nos piores anos da anterior crise financeira, surgindo atualmente Itália, Espanha e Dubai como os principais destinos.
Apoiada sobretudo na retoma da construção e no discurso ambiental, a faturação da Energie Portugal aumentou cerca de 30% em 2019 – um ano em que se estreou a exportar para Argentina, Coreia do Sul e Nova Caledónia -, para um valor a rondar 8,5 milhões de euros. Com o surgimento da pandemia, já depois da fase de confinamento, a principal tendência identificada pela exportadora é o aumento da procura no segmento doméstico, com mais clientes particulares interessados nos sistemas solares para habitação.