Última hora

LIPOR lança concurso para 9 viaturas pesadas a gás natural para recolha seletiva de biorresíduos

7 Outubro 2020
LIPOR lança concurso para 9 viaturas pesadas a gás natural para recolha seletiva de biorresíduos
Local
0

A LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto lançou um concurso público para adquirir nove viaturas pesadas, movidas a gás natural, para a recolha seletiva de biorresíduos, por 1,2 milhões de euros, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a LIPOR explica que o intuito do concurso público internacional é, juntamente com os municípios associados, continuar a “promover e potenciar a recolha de biorresíduos [restos de alimentos e resíduos verdes, de jardins e parques]”.
A LIPOR estima investir 1,2 milhões de euros na aquisição destas nove viaturas, movidas a gás natural, para a recolha seletiva de biorresíduos, que serão, posteriormente, distribuídas pelas autarquias associadas – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
Além das viaturas, a LIPOR estima investir 2,6 milhões de euros, também destinados aos municípios, em “diversos tipos de contentores de deposição e recolha, compartimentos para alojar contentores, equipamentos de monitorização para otimização das recolhas e a promoção de campanhas de sensibilização”.
“Tudo no sentido de aumentar a facilidade da separação e a comodidade dos cidadãos na separação e na entrega de biorresíduos”, observa a empresa responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos.
Este investimento total de 3,8 milhões de euros é cofinanciado por fundos comunitários, nomeadamente, pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
A estratégia delineada para a recolha porta-a-porta na região do Grande Porto e o investimento em curso permitirá, assegura a LIPOR, atingir o objetivo definido até ao final de 2021 de “servir 131.338 habitações/comércio por este tipo de recolha”.