Última hora

Arca móvel de gelados da empresa vilacondense Fricon é a escolha dos youtubers Vlad e Niki

21 Outubro 2020
Arca móvel de gelados da empresa vilacondense Fricon é a escolha dos youtubers Vlad e Niki
Tecnologia
0

Vlad e Niki são duas crianças que se tornaram conhecidas no YouTube por mostrarem as suas brincadeiras. Em julho deste ano, um dos vídeos destas estrelas da plataforma de vídeo da Google apresentava uma arca da empresa vilacondense Fricon.
“Recentemente, num desses vídeos, surge a mãe das duas crianças a encomendar uma arca real para venda móvel de gelados, num sistema de triciclo que permite ser pedalado para qualquer lugar”, explica a Fricon em comunicado.
O vídeo “Niki pretend play selling ice cream and want new ice cream carts” conta já com mais de 80 milhões de visualizações e coloca a linha de soluções mobile para gelados da Fricon em destaque. Trata-se de uma linha de produtos produzida em Vila do Conde, onde a empresa portuguesa tem a sua sede.
Habituada a prever os caminhos do frio, a aposta da Fricon em áreas de atuação complementares abrange os setores domésticos, bebidas, congelados e, de forma especializada, a produção de equipamentos para consumo.
A Fricon já exportava para 110+1 países, como gostava de dizer Isabel Azevedo, administradora, para contornar a capicua, mas o objetivo era continuar a crescer e, para isso, apostar em “mercados mais populosos”. As duas fábricas de Vila do Conde são o grande motor exportador da Fricon. É a partir deste concelho que a empresa tem conquistado o mundo.
Segundo Isabel Azevedo, 85% dos 21 milhões de euros que registou em 2018 de volume de negócios (valores consolidados com a operação comercial em Espanha) devem-se a vendas ao exterior.
A Fricon fechou o ano de 2019 com vendas para 115 países, mais quatro mercados que em 2018, e já está a trabalhar para entrar na Austrália e Nova Zelândia. A estratégia de internacionalização “passa por consolidar os mercados onde estamos presentes”, mas olhar também para novas geografias, diz Ricardo Pereira, da direção de marketing.
As sinergias da Fricon estão concentradas nos equipamentos de frio para os supermercados, que valem 80% do negócio, avança Hércules Zurita, diretor da empresa.
Jerónimo Martins, Sonae, Intermarché, E. Leclerc, Danone, Dia, Unilever e, mais recentemente, Prozis são alguns dos muitos clientes da Fricon.
Em julho de 2020, a empresa de Vila do Conde Fricon recebeu o Prémio Metropolitano do Empreendedorismo, da Área Metropolitana do Porto, curiosamente no mesmo mês em que os youtubers Vlad e Niki lançaram o vídeo “Niki pretend play selling ice cream and want new ice cream carts”.