Última hora

“Não há razão para alarmismos” sobre surto em restaurante de Vila do Conde e Póvoa de Varzim

29 Setembro 2020
“Não há razão para alarmismos” sobre surto em restaurante de Vila do Conde e Póvoa de Varzim
Local
0

O concelho de Vila do Conde registou na última semana 53 novos casos de infeção com o novo coronavírus. O concelho da Póvoa de Varzim contabilizou 48 novos infetados com o novo coronavírus. O total nos dois concelhos é de 101 novos casos de pessoas infetadas com o SARS-CoV-2, o novo coronavírus que causa a doença Covid-19, uma descida de 43 casos em relação à atualização da semana anterior, em que houve 76 em Vila do Conde e 68 na Póvoa de Varzim.
O boletim semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela os números até ao final do passado dia de domingo, 27 de setembro, os totais desde o início da pandemia, e Vila do Conde contabiliza 895 casos e a Póvoa de Varzim regista 585 casos, um acumulado de 1480 registos, incluindo os que entretanto recuperaram ou faleceram.
A Ministra da Saúde, Marta Temido, informou, na conferência de imprensa da passada sexta feira, 25 de setembro, sobre a pandemia, que havia 287 surtos ativos de Covid-19 em Portugal. Do total de surtos, 124 registam-se no Norte, dos quais Marta Temido destacou dois: um em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim, com ligação a um restaurante; e outro em Vila Nova de Gaia, associado a uma viagem turística. Há ainda 31 surtos no Centro, 93 em Lisboa e Vale do Tejo, 17 no Alentejo e 22 no Algarve.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) não divulgou o referido restaurante, por uma questão de confidencialidade, mas esta segunda feira, o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, defendeu “que se houve um surto no restaurante não será motivo para qualquer alarmismo nem perda de negócio. São situações recorrentes, sendo que nós pretendemos transmitir a informação com a maior transparência e fidelidade possíveis”.
Relativamente ao surto numa clínica de saúde da Póvoa de Varzim, a Diretora-geral da Saúde disse que se mantém ativo, mas apenas com um caso de infeção nos últimos dias. Graça Freitas explicou que o surto da clínica da Póvoa de Varzim “é um surto antigo, com origem no dia 6 de agosto. Houve um caso confirmado no dia 24 de setembro, mas o surto está em fase de resolução”, salientando que o mesmo “provocou ao todo 85 infeções e um óbito”.