Última hora

Hotel canino e felino de Vila do Conde premiado no “International Architecture Awards” nos EUA

7 Setembro 2020
Hotel canino e felino de Vila do Conde premiado no “International Architecture Awards” nos EUA
Local
0

Um hotel canino em Vila do Conde, um empreendimento habitacional em Guimarães e um centro médico em Santa Maria da Feira foram premiados no “The International Architecture Awards”, do Museu de Arquitetura de Chicago, nos Estados Unidos da América.
Estes três projetos portugueses, reconhecidos na classe de hotéis, casas de habitação e equipamentos de saúde, respetivamente, fazem parte dos mais de 125 novos edifícios e estudos urbanos de todo o mundo reconhecidos na 15.ª edição dos prémios internacionais de arquitetura, refere a página da organização.
Concluído em 2019, o hotel canino e felino em Vila do Conde é da autoria do arquiteto Raulino Silva.
O edifício foi construído de raiz para o alojamento temporário de cães e gatos, tendo a construção procurado “encontrar as condições adequadas para os animais, quer na acomodação, no recreio, na tosquia, no banho e na ida ao veterinário”, explicou o gabinete do arquiteto, em comunicado.
“Nos últimos meses, a obra tem ganhado vários prémios e distinções internacionais, tendo sido finalista no “The Plan Awards” e no “Dezeen Awards”, das respetivas revistas de arquitetura”, sublinhou.
Na nota, Raulino Silva adiantou já ter vencido prémios em Paris, Los Angeles e Nova Iorque.
As premiadas sete casas, denominadas de Box XL Houses, em Guimarães, do Grupo Zegnea, foram, à semelhança da unidade hoteleira, concluídas no ano passado.
O projeto Box XL Houses é um empreendimento de sete casas dispostas de forma diversa que, em 2019, foi reconhecido com uma menção honrosa no “Architecture Masterprize”, lê-se na sua página oficial.
A Clínica de Hemodiálise Nefrodouro, em Santa Maria da Feira, assinado pela Ventura + Partners, tem uma forma paralelepipédica desenvolvida em dois pisos, um dos quais semienterrado, segundo a página deste gabinete de arquitetura.
Os “International Architecture Awards” distinguem, ano após ano, os melhores projetos de design e arquitetura de todo o mundo, tendo os vencedores deste ano sido selecionados por um júri grego composto por arquitetos, críticos e académicos.