Última hora

Compositor Lucas Rei Ramos venceu Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim

22 Setembro 2020
Compositor Lucas Rei Ramos venceu Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim
Cultura
0

O compositor Lucas Rei Ramos venceu o 13.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, com a obra “As Estruturas de Solaris”, enquanto o público do festival distinguiu “Ministério do Caos”, de Manuel Brásio.
O anúncio foi feito durante o concerto final do concurso, pelo Drumming – Grupo de Percussão, de Miquel Bernat, que decorreu no âmbito do 42.º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, e que tinha as duas composições como obras finalistas.
Lucas Rei Ramos obteve o 1.º prémio, no valor de 2.500 euros, atribuído pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e Manuel Brásio, o 2.º, pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, no valor de mil euros, a que junta os 500 euros do Prémio do Público do festival. As duas obras serão editadas em partitura.
O Drumming, que em 2019 completou 20 anos, foi o agrupamento convidado desta edição, o que impôs, à partida, às obras concorrentes, a utilização de pelo menos quatro instrumentos de percussão.
Lucas Reis Ramos nasceu em 1986, em Muros, na Galiza. Iniciou-se como pianista de jazz, mas acabou por se interessar pela composição, o que o levou à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, depois da formação em Comunicação Audiovisual e do curso de História e Ciências da Música, em Espanha. E é professor do Conservatório de Música do Porto.
Manuel Brásio nasceu em 1992. Formado em contrabaixo e percussão pela Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, licenciou-se em Composição pela ESMAE. É mestre em Multimédia e Design de Som pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É professor, compõe para cinema e teatro, fez parte da equipa da Digitópia da Casa da Música. E concebeu e interpretou o espetáculo “Suprahuman”, estreado em 2018.
O Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim tem por objetivo premiar obras de compositores nascidos depois de 1 de janeiro de 1985. O júri da edição deste ano contou com os compositores Luís Tinoco, Jesús Rueda e Sara Carvalho.