Última hora

António Costa afirma que situação de contingência visa manter Covid-19 controlada

11 Setembro 2020
António Costa afirma que situação de contingência visa manter Covid-19 controlada
País
0

O Primeiro-ministro afirmou ontem que o reforço das medidas preventivas contra a Covid-19, com o território continental em situação de contingência a partir da próxima terça-feira, visa evitar um aumento exponencial de contágios com a gradual retoma da atividade.
“É absolutamente decisivo manter a pandemia controlada. Não podemos dar este jogo por ganho, porque não está ganho”, advertiu António Costa no final do Conselho de Ministros em que anunciou as medidas contra a Covid-19 no âmbito da situação de contingência.
Na sua intervenção inicial, o Primeiro-ministro defendeu que a batalha contra a Covid-19 “continua e depende fundamentalmente de cada cidadão”.
“O acompanhamento desta pandemia exige uma leitura dinâmica de forma a permitir aquilo que é essencial: manter a pandemia controlada, possibilitando a recuperação económica e social do país”, justificou António Costa.
Os ajuntamentos em Portugal passam a estar limitados a 10 pessoas, a partir de 15 de setembro, foi ontem decidido pelo Governo no âmbito das novas medidas para conter o aumento de casos de Covid-19.
O Conselho de Ministro aprovou ontem um conjunto de medidas que vão ser aplicadas a partir de 15 de setembro, dia em que Portugal Continental vai entrar em situação de contingência para fazer face à pandemia de Covid-19.
A partir de 15 de setembro será proibida a venda de bebidas alcoólicas nas estações de serviço e, a partir das 20 horas, em todos os estabelecimentos, à exceção daqueles que servem refeições.
O consumo de bebidas alcoólicas na via pública vai continuar a ser proibido.
Portugal contabiliza hoje mais três mortes relacionadas com a Covid-19 e 687 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de novos casos em 24 horas contabilizado hoje é o mais alto desde 16 de abril, quando foram registados 750 novos casos de infeção. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.855 mortes e 62.813 casos de infeção. Duas mortes foram registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo e outra teve lugar na região do Algarve. Em vigilância permanecem 35.712 contactos, mais 531 em relação a quinta feira.