Última hora

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim com transmissão online devido à Covid-19

10 Julho 2020
Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim com transmissão online devido à Covid-19
Cultura
0

A edição deste ano do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim vai realizar-se com menos lugares disponíveis para o público, mas com transmissão de todos os concertos através de plataformas, gratuitas, na internet.
Este certame de música erudita, que se realiza de forma ininterrupta na cidade poveira há 42 anos, ficou agendado para 9 a 24 de setembro e, apesar de reduzir a número de actividades, para se adaptar às contingências da pandemia de Covid-19, quis manter a sua abrangência, com um programa variado de artistas nacionais e estrangeiros.
“Foi uma luta diária para manter a realização do festival, mas fruto da história, do carinho e respeito que todos os músicos têm por este festival conseguimos organizá-lo, e com uma importante parceira com a RTP, que vai permitir a transmissão de todos os concertos na internet, através de streaming, e alguns na televisão”, explicou o director artístico do festival, Raúl da Costa.
O responsável lembrou que a garantia dessa transmissão nas plataformas digitais da televisão pública “é uma salvaguarda para a realização do evento”, caso surjam novas restrições relacionadas com a pandemia, considerando que é “fundamental manter a cultura nesta fase”.
“Também eu sou um artista português e sei que nunca é de mais, especialmente nestes tempos, levar a cultura ao público e ajudar os artistas. Todos merecemos ser ouvidos neste momento, e os artistas não devem ser retirados dos seus meios de expressão”, afirmou Raúl da Costa.
O director artístico prometeu um festival “com vários géneros de comunicação musical através de concertos emocionais ligados aos tempos actuais”, e com regras de segurança para quem estiver na plateia.
“Vamos seguir as regras impostas pela legislação. Com uso obrigatório de máscara, limpeza dos espaços e um apelo para que quem não se sinta bem que não venha aos espectáculos. Haverá uma distância de segurança nos lugares para o público e nos concertos nas igrejas vamos usar as mesmas regras das actividades religiosas”, explicou Raúl da Costa.