Última hora

Jovem detido por ‘carjacking’ em Vila do Conde

17 Junho 2020
Jovem detido por ‘carjacking’ em Vila do Conde
Local
0

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem, de 17 anos, suspeito do roubo de uma viatura por ‘carjacking’, com recurso a arma de fogo, na zona de Vila do Conde, anunciou ontem aquela polícia.
Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) explica que, cerca das 02:00 horas da madrugada de domingo, o suspeito “abordou o proprietário de um veículo automóvel, de gama alta, que acabara de estacionar, e, sob ameaça de arma de fogo, coagiu-o à entrega do veículo, fugindo do local”.
“No decurso das diligências de investigação levadas de imediato a cabo, a Polícia Judiciária veio a localizar o veículo a circular na cidade do Porto, no interior de diversos bairros sociais, e procedeu à abordagem do condutor que se verificou ser o autor do roubo cometido horas antes”, acrescenta a nota.
O detido, sem atividade académica ou profissional, reside na área urbana do Porto e não possui carta de condução.
Presente a primeiro interrogatório judicial, um juiz de instrução criminal aplicou-lhe a medida de coação mais gravosa: prisão preventiva.
O inquérito é titulado pelo Ministério Público no Departamento de Investigação e Ação Penal de Vila do Conde.
O ‘carjacking’ é um fenómeno criminal que consiste, essencialmente, no roubo de veículos na presença ou proximidade do seu proprietário, que vê a sua integridade física ameaçada, geralmente com recurso a arma branca ou de fogo.
Durante os últimos tempos, vários espaços comerciais em Vila do Conde têm sido alvo de assaltados ou vandalização. Assim como pessoas furtadas, assaltadas e agredidas, bem como o vandalismo da via pública. E são múltiplos e variados os casos que não chegam, sequer, à opinião pública, “por vergonha, ou receio de represálias”.
Os resultados desta onda de falta de segurança são lojas assaltadas ou vandalizadas, em alguns casos 3 ou 4 vezes no mesmo ano, pessoas assaltadas e agredidas, carros furtados, roubados e vandalizados e vandalização da via pública.