Última hora

Diretor do Curtas de Vila do Conde Miguel Dias integra júri do Festival FID Marseille em França

19 Junho 2020
Diretor do Curtas de Vila do Conde Miguel Dias integra júri do Festival FID Marseille em França
Cultura
0

O filme “A Dança do Cipreste”, de Francisco Queimadela e Mariana Caló, fará a estreia mundial em julho, no Festival Internacional de Cinema de Marselha, em França, foi hoje anunciado.
A 31.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Marselha (FID Marseille), um certame dedicado ao documentário, está marcada de 22 a 26 de julho e acontecerá fisicamente em sala naquela cidade francesa, sendo por isso descrito como “O Primeiro Festival Pós-Covid-19”, já que nos últimos meses outros festivais foram adiados ou decorreram apenas ‘online’ por causa da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a programação hoje anunciada, na competição internacional está o documentário experimental “A Dança do Cipreste”, de Francisco Queimadela e Mariana Caló, que fará a estreia mundial.
“A Dança do Cipreste” é o terceiro filme colaborativo de Francisco Queimadela e Mariana Caló, depois de “A Trama e o Círculo” (2014) e “Sombra Luminosa” (2018). Francisco Queimadela e Mariana Caló, formados em pintura, trabalham juntos desde 2010.
O filme está ainda integrado numa nova secção competitiva intitulada “Flash”, transversal a todo o programa.
Miguel Dias, diretor do Festival de Curtas de Vila do Conde, faz parte dos júris desta edição.
Semanas antes de acontecer o festival, está prevista, de 6 a 10 de julho, a realização do FIDLab, a plataforma de coproduções internacionais, para a qual foi selecionado o projeto “Xiao Li”, da dupla luso-suíça Maia Kosa e Sérgio da Costa, ainda em desenvolvimento.