Última hora

Vilacondense José Azevedo é o novo diretor desportivo da equipa de ciclismo Nippo-Delko

8 Maio 2020
Vilacondense José Azevedo é o novo diretor desportivo da equipa de ciclismo Nippo-Delko
Desporto
0

O ex-ciclista vilacondense José Azevedo é o novo diretor desportivo da equipa francesa de ciclismo Nippo-Delko, noticiou ontem o diário desportivo L’équipe.
O antigo ciclista, que foi quinto classificado na Volta a França, em 2004, enquanto gregário do norte-americano Lance Armstrong na US Postal/Discovery Chanel, e na Volta a Itália (2001), a representar a ONCE, estava desempregado desde o final da época passada, quando terminou uma ligação de seis anos com a equipa Katusha-Alpecin.
O antigo ciclista de Vila do Conde já trabalha na equipa russa Katusha-Alpecin desde 2013, altura em que deixou a RadioShack, exercendo o cargo de diretor desportivo, mas em 2017 assumiu funções de diretor geral da Katusha-Alpecin.
José Azevedo desempenhou o papel de diretor-geral da Katusha-Alpecin nas últimas três temporadas, depois de ter começado o seu percurso como diretor desportivo na RadioShack, funções a que agora regressa na Nippo-Delko, equipa francesa da segunda divisão do ciclismo mundial.
Enquanto ciclista, o vilacondense José Azevedo, de 46 anos de idade, destacou-se como ‘gregário de luxo’ do pelotão internacional, primeiro na ONCE (2001-2003) e, depois, na US Postal/Discovery Chanel (2004-2006) de Lance Armstrong, o homem que conquistou sete Voltas a França, mas que posteriormente as perdeu depois de um processo mediático de doping.
O vilacondense José Azevedo terminou a carreira de ciclista no ano de 2008, no Sport Lisboa e Benfica, para onde se tinha mudado na temporada anterior.
Segundo o diário desportivo L’équipe, o ex-ciclista vilacondense José Azevedo vai substituir Frédéric Rostaing, que se demitiu da equipa francesa Nippo-Delko em fevereiro de 2020.
Na equipa francesa da segunda divisão do ciclismo mundial Nippo-Delko, José Azevedo vai reencontrar José Gonçalves, que orientou no grupo onde foi director desportivo e depois diretor-geral (Katusha-Alpecin) até ao ano passado.