Última hora

Portugal recebeu mais 60 ventiladores

26 Maio 2020
Portugal recebeu mais 60 ventiladores
País
0

A Ministra da Saúde revelou esta segunda feira que chegaram mais 60 ventiladores, que vão agora ser testados, e que o Governo não pretende comprar mais, havendo a expectativa de Portugal conseguir ser autossuficiente com a produção nacional.
Os equipamentos hospitalares “vão agora ser submetidos a processos de verificação e testagem”, frisou Marta Temido, na habitual conferência de imprensa sobre o ponto da situação da Covid-19 no País, acrescentando que outros ventiladores, de outro modelo, “revelaram características que tiveram de ser revistas tecnicamente”.
A Ministra afirmou também que não estão previstas mais encomendas de ventiladores e que, dos equipamentos comprados na fase pandémica de Covid-19, nenhum foi utilizado.
O Governo não tem intenções de comprar mais ventiladores além dos que já foram encomendados, até porque é grande a expectativa de o país passar a ser autosuficiente com a produção nacional, disse a Ministra.
Questionada sobre os problemas detetados nos ventiladores, a Ministra assumiu que “um conjunto de equipamentos, de um modelo”, se revelou não ser “aquele que os médicos entendiam como mais adequado”, acrescentando que a questão está a ser resolvida.
Segundo a Ministra, a avaliação de equipamentos médicos “é normal em contexto Covid ou não Covid”, e o facto de terem sido detetados problemas “é a melhor garantia” de qualidade.
“Tudo o que adquirimos foi de acordo com as indicações técnicas e todos os ventiladores têm certificado CE. Os aparelhos que chegam são sujeitos a processos de testagem e verificação, formais e operacionais. Não há nenhum que seja colocado a funcionar sem ser testado. Quando algum Hospital reporta uma desconformidade, os equipamentos são recolhidos. Não há nenhum equipamento em Unidade de Cuidados Intensivos que não tenha sido sujeito a controlo técnico”, garantiu a Ministra da Saúde, Marta Temido.
Portugal regista hoje 1.342 mortes relacionadas com a Covid-19, mais 12 que segunda feira, 31.007 infetados, mais 219 que ontem, e 18.096 recuperados, mais 274 que no dia anterior.