Última hora

PCP quer medidas para apoiar alunos de Vila do Conde sem acesso a computador e Internet

4 Maio 2020
PCP quer medidas para apoiar alunos de Vila do Conde sem acesso a computador e Internet
Local
0

O Partido Comunista Português (PCP) pretende que o Governo tome “medidas urgentes” para apoiar cerca de 500 alunos de escolas de Vila do Conde que não podem participar em atividades de ensino à distância por não terem computador.
Os comunistas classificaram a situação de “profunda desigualdade” e, através de um requerimento feito pelos seus deputados, questionaram o executivo de António Costa sobre as medidas que podem ser tomadas para a corrigir.
“Muitas destas famílias têm realidades sociais de grandes dificuldades, situações de desemprego, de rendimentos que não chegam para as despesas, não podendo ser transferidas para elas a responsabilidade de asseguraram às suas crianças os equipamentos necessários para o ensino à distância, incluindo computador e mesmo acesso à internet”, pode ler-se num comunicado enviado pelo Partido Comunista Português (PCP).
O Partido Comunista Português (PCP) considerou que o Governo “não pode transferir para as famílias nem para as autarquias responsabilidades que são suas”, instando o executivo do Partido Socialista (PS) a “apresentar soluções e orientações muito claras que consagrem o direito universal ao ensino”.
O Partido Comunista Português (PCP) lembrou, ainda, a necessidade de “reduzir as assimetrias económicas e sociais entre as famílias portuguesas e não deixar nenhum aluno para trás”, esperando “medidas urgentes para a comunidade escolar de Vila do Conde”.
Os comunistas reportaram esta carência de computadores em cerca de 500 alunos do concelho vilacondense com base em dados divulgados pela Federação das Associações de Pais do concelho de Vila do Conde.
A Câmara Municipal de Vila do Conde garantiu que foi feita uma reunião com todas as Direções de Agrupamentos de Escolas do concelho, onde foi reportado “que a situação está controlada e que não necessitam de apoio neste momento”.
“Perante o diagnóstico efetuado por quem tem competência e o conhecimento para o fazer, é absurdo e incompreensível referir-se que existem 500 alunos de Vila do Conde sem acesso às aulas. Não foi reportada à Câmara Municipal pelos Agrupamentos de Escolas qualquer situação compaginável com falta de meios para o acesso às aulas”, vincou a autarquia vilacondense.
Ainda assim, a Câmara Municipal de Vila Conde lembrou que duplicou o valor do Fundo de Emergência Social e criou um programa, denominado ‘Estamos Aqui’, destinado a várias valências, “que também considera apoios desta natureza”.