Última hora

Dois testes à Covid-19 antes dos jogos e recolher obrigatório para a I Liga Portuguesa de Futebol

11 Maio 2020
Dois testes à Covid-19 antes dos jogos e recolher obrigatório para a I Liga Portuguesa de Futebol
Desporto
0

Os jogadores da I Liga vão efetuar dois testes à Covid-19 num período de 48 horas antes de cada jogo e têm que se manter em recolhimento domiciliário, revelou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
No seu site oficial, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou o parecer técnico da Direção-Geral de Saúde (DGS) para o regresso do futebol do primeiro escalão em plena pandemia da Covid-19, num documento em que os jogadores, e também árbitros e treinadores, estão obrigados a ficar em casa até final da época, podendo apenas sair para treinar ou jogar.
“Para minimizar o risco de infeção, os atletas, as equipas técnicas e os árbitros devem manter-se em recolhimento domiciliário desde a data do início da retoma dos treinos para as competições oficiais e até ao final da temporada de todas as competições. Entende-se por recolhimento, o cumprimento de medidas rigorosas de distanciamento físico com outras pessoas. As deslocações dos intervenientes acima indicados devem restringir-se ao trajeto domicílio-clube/competição-domicílio”, lê-se no site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Para facilitar essa situação, a Direção-Geral de Saúde (DGS) defendeu que os clubes devem “apoiar os atletas e as suas famílias” e recorrer a “entregas domiciliárias de bens e serviços”.
“Após este período de 14 dias (de testes), atletas, equipas técnicas e árbitros com dois testes laboratoriais negativos que estejam clinicamente aptos, após avaliação pelo departamento médicos dos clubes, podem iniciar treinos coletivos e participar nas competições oficiais”, lê-se no comunicado.
Mesmo assim, antes de cada jogo, num período de 48 horas, os jogadores serão submetidos a dois testes.
“Durante as competições devem ser realizados, para todos os jogos, dois testes laboratoriais por semana: um 48 horas antes do jogo e outro o mais próximo possível da hora do jogo”, apontou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), citando o parecer da Direção-Geral de Saúde (DGS).
O organismo confirmou que os jogos serão realizados à porta fechada e que a circulação de adeptos na zona exteriores dos estádios será “limitada”.