Última hora

Amarante, Braga, Viana do Castelo e Vila do Conde integram projeto transfronteiriço

14 Maio 2020
Amarante, Braga, Viana do Castelo e Vila do Conde integram projeto transfronteiriço
Cultura
0

Amarante, Braga, Viana do Castelo e Vila do Conde vão investir 100 mil euros na valorização de edifícios religiosos com fachadas retabulares, no âmbito de um projeto conjunto a realizar com outras quatro localidades galegas.
Em causa, segundo divulgou a Câmara de Viana do Castelo, está a candidatura ao programa “Valorização e Património Cultural”, aprovada por fundos do Portugal 2020, que “irá permitir conhecer melhor os edifícios religiosos e criar uma rota em volta das fachadas retabulares a norte do país”.
No Norte de Portugal, o projeto inclui a Igreja de São Gonçalo, em Amarante, a Igreja da Misericórdia, em Braga, a Igreja de Santa Cruz, mais conhecida como Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, e a Igreja Matriz, em Vila do Conde.
Do lado espanhol, o projeto integra a Igreja de Santa Maria Maior e o Mosteiro Beneditino de Poio, ambos na província de Pontevedra, e a Igreja de São Martinho Pinário e Convento de S. Paio de Antealtares, em Santiago de Compostela.
“Ao todo, serão investidos 100 mil euros para valorizar o património cultural, assente em quatro componentes diferentes: um estudo de investigação, uma rota de edifícios religiosos que apresentam a fachada retabular clássica, um seminário internacional e um plano de comunicação”, explica a Câmara de Viana do Castelo.
Segundo o município de Viana do Castelo, “o estudo de investigação assentará num trabalho rigoroso que permita clarificar aspetos menos conhecidos, nomeadamente quanto à autoria dos edifícios que apresentam a fachada retabular, que vão sendo associados a diversos arquitetos e mestres”.
A criação de uma rota de edifícios religiosos que apresentam a fachada retabular clássica é outra das componentes do projeto, sendo que aquele itinerário “permitirá ligar estes espaços e relacioná-los não só do ponto de vista arquitetónico, como também relacionar as várias comunidades onde estão inseridas, todas situadas no Norte de Portugal e Galiza, regiões de profundas e ancestrais ligações culturais”.
Aquela rota pretende dotar as regiões transfronteiriças de “um traço identitário comum, potenciador de novos fluxos turísticos, no âmbito do turismo religioso e do turismo cultural”.
O projeto prevê ainda “a realização de seminário internacional, a acontecer em Viana do Castelo, no qual se apresentarão reflexões de peritos e especialistas no âmbito da temática de valorização patrimonial e ainda um plano de comunicação que tem como objetivo publicitar e divulgar as restantes componentes da mesma, utilizando diferentes meios ou instrumentos, dirigidos a vários públicos”.