Última hora

Y Ping Chow diz que Comunidade Chinesa em Portugal tem apenas um caso de Covid-19

16 Abril 2020
Y Ping Chow diz que Comunidade Chinesa em Portugal tem apenas um caso de Covid-19
País
0

A Liga dos Chineses em Portugal diz que não há registo de algum cidadão Chinês infectado com Covid-19 na Zona Industrial da Varziela, em Vila do Conde, a maior Comunidade Chinesa de Portugal. E no país tem apenas um.
A Zona Industrial da Varziela, em Vila do Conde, é o maior centro empresarial chinês em Portugal, com mais de 200 armazéns. E os cerca de 1500 chineses que lá vivem e trabalham são, quase todos, provenientes de Zhejiang, uma província no leste da China, no litoral, a mais de 600 quilómetros, entre capitais, de Wuhan, onde surgiu o novo coronavírus que causou a pandemia de Covid-19.
Algumas lojas e restaurantes detidos pela Comunidade Chinesa a viver em Portugal encerraram para férias logo no início de março, disse na altura Y Ping Chow, Presidente da Liga dos Chineses em Portugal.
“Tínhamos um conhecimento melhor da situação na China e prevenimo-nos. Para nós, usar máscara é normal e as nossas lojas e armazéns fecharam antes do início do Estado de Emergência [em Portugal]”, disse Y Ping Chow, acrescentando que, habituados a acatar as ordens do Governo, os chineses têm sido “muito rigorosos no cumprimento do isolamento”.
“A China nem sequer surge na lista de casos importados da Direção-Geral da Saúde (DGS)”, diz o Presidente da Liga dos Chineses em Portugal, garantindo que entre os cerca de 35 mil chineses que estima viverem em Portugal, “há apenas um caso de Covid-19”.
Numa volta pelas ruas da Zona Industrial da Varziela, em Vila do Conde, percebe-se que estão praticamente desertas e longe da azáfama habitual e os poucos Chineses que andam na rua quase todos usam máscara.
“A Comunidade Chinesa da Zona Industrial da Varziela anda, desde o início de março, de máscara na cara”, disse um empresário Português daquele complexo empresarial que preferiu manter o anonimato.
No relatório de 16 de abril sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 182 casos confirmados de infeção em Vila do Conde, mais oito que ontem, e regista 77 na Póvoa de Varzim, mais seis que quarta feira.
Portugal regista 629 mortos associados à Covid-19 em 18.841 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde sobre a pandemia que, a nível global, já provocou 141.937 mortos e infetou 2.119.028 pessoas em todo o mundo.