Última hora

Portugal em Estado de Emergência proíbe saídas dos concelhos de residência durante a Páscoa

9 Abril 2020
Portugal em Estado de Emergência proíbe saídas dos concelhos de residência durante a Páscoa
País
0

Os portugueses estão confinados ao concelho de residência, exceto por motivos de saúde ou trabalho desde 00:00 de hoje e até às 23:59 de segunda feira, 13 de abril, devido à pandemia de Covid-19.
As medidas de limitação à circulação no período da Páscoa enquadram-se no decreto do Governo de renovação do Estado de Emergência no país, e abrangem cinco dias.
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que quem tiver de se movimentar para trabalhar durante os cinco dias da Páscoa, em que as deslocações para fora do concelho de residência estão proibidas, vai precisar de uma declaração.
Em declarações aos jornalistas a meio do Conselho de Ministros que estava a decidir as medidas do diploma do Governo para execução do decreto do Presidente da República que prorroga o Estado de Emergência em Portugal devido à Covid-19, António Costa foi questionado sobre a necessidade de quem trabalha possuir uma declaração para se poder deslocar entre concelhos durante entre 09 e 13 de abril.
“Sim, as pessoas vão ter que ter uma declaração. No nosso cartão do cidadão, no chip, está a morada da residência, na carta de condução também e é acessível pelas forças de segurança. Quando as pessoas se deslocam para um local de trabalho, sim, devem ter um documento que diga simplesmente onde é que trabalham”, explicou.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta feira (+6,2%).
No relatório de 9 de abril sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 55 casos confirmados de infeção em Vila do Conde e regista 33 na Póvoa de Varzim, totalizando, a 8 de abril de 2020, 88 casos na região.
Portugal encontra-se em Estado de Emergência até ao final do dia 17 de abril.