Última hora

Pediatra diz que pais devem optar por horários de teletrabalho desencontrados para evitar angústia

16 Abril 2020
Pediatra diz que pais devem optar por horários de teletrabalho desencontrados para evitar angústia
Cultura
0

A pediatra Maria do Céu Machado defendeu horários de teletrabalho desencontrados para os casais que cuidam dos filhos em casa por causa da Covid-19, para evitar que fiquem angustiados e se sintam frustrados como pais e profissionais.
“Os dois a trabalhar no computador e as crianças aos berros é que não”, afirmou, numa videoconferência promovida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, no âmbito do ciclo de conversas digitais “O país que se segue”.
Não sendo possível um dos progenitores deixar de trabalhar ou passar a trabalhar a tempo parcial, Maria do Céu Machado advogou, como alternativa, que o casal opte por trabalhar em “horários desfasados”, para evitar a ansiedade e o sentimento de “dupla frustração” no cumprimento dos seus deveres como pais e como profissionais.
“Tratar de crianças pequenas e responder às solicitações do trabalho dá angústia, a de ser um péssimo pai ou mãe e a de serem péssimos no trabalho por não responderem às solicitações do patrão, da empresa…”, sustentou Maria do Céu Machado, na videoconferência em que foi a única participante e que teve como tema as “Crianças e adolescentes fechados em casa”.
Por causa da pandemia da Covid-19, Portugal tem as creches e escolas fechadas, com o ensino a fazer-se à distância, e generalizou o recurso ao teletrabalho.
No relatório de 16 de abril sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 182 casos confirmados de infeção em Vila do Conde, mais oito que ontem, e regista 77 na Póvoa de Varzim, mais seis que quarta feira.
Portugal regista 629 mortos associados à Covid-19 em 18.841 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde sobre a pandemia que, a nível global, já provocou 141.937 mortos e infetou 2.119.028 pessoas em todo o mundo.