Última hora

Metade dos trabalhadores dos lares já foram testados e 10% estão infetados com Covid-19

27 Abril 2020
Metade dos trabalhadores dos lares já foram testados e 10% estão infetados com Covid-19
País
0

Mais de metade dos trabalhadores de lares de idosos foram testados e 10% estão infetados com Covid-19, anunciou o Ministro da Administração Interna.
Em conferência de imprensa após a nona reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência devido à pandemia de Covid-19, Eduardo Cabrita avançou também que os migrantes requerentes de asilo a viver em alojamentos na região de Lisboa vão ser testados.
O ministro deu conta que está a ser dada prioridade à realização sistemática de testes a trabalhadores de lares de idosos e que este programa está “em plena aplicação”, estando a ser realizado em articulação com as Autoridades de Saúde, Segurança Social e com um conjunto de Universidade e Laboratórios.
“Foram já realizados testes a mais de 50% dos trabalhadores dos lares e até ao final da primeira semana de maio contamos ter testados todos os trabalhadores de lares”, precisou, acrescentando que os níveis de deteção de casos positivos estão à volta dos 10% dos casos testados.
Segundo o Ministro, estes 10% “não correspondem a um receio que existia de uma dimensão muito superior de casos positivos”.
Eduardo Cabrita frisou também que o Governo vai promover a realização de testes à Covid-19 relativamente a requerentes de asilo que se encontram a aguardar decisão administrativa e judicial em alojamentos coletivos sobretudo na área de Lisboa.
A realização destes testes, que vai ser feita em colaboração com o Conselho Português para os Refugiados, acontece depois de terem sido detetados mais de uma centena de migrantes infetados com Covid-19 num hostel de Lisboa.
Durante a reunião da estrutura de monitorização foi dado a conhecer que chegaram a Portugal, até quinta feira, 25 voos com material de apoio médico, designadamente equipamento de proteção individual, ventiladores e material de apoio cirúrgico.
Eduardo Cabrita adiantou que estão programados mais quatro voos para a próxima semana.
Presidida por Eduardo Cabrita, a Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência integra representantes das Forças e Serviços de Segurança e os Secretários de Estado das áreas governativas da Economia, dos Negócios Estrangeiros, da Presidência do Conselho de Ministros, da Defesa Nacional, da Administração Pública, da Saúde, do Ambiente, das Infraestruturas e Habitação e da Agricultura.
Portugal está em Estado de Emergência para combater a Covid-19 desde o dia 19 de março, que já foi renovado por três períodos, e termina a 2 de maio.