Última hora

Infetado de Fafe com Covid-19 que passou pela Póvoa de Varzim pode estar em qualquer lugar

11 Abril 2020
Infetado de Fafe com Covid-19 que passou pela Póvoa de Varzim pode estar em qualquer lugar
Local
0

O homem de 43 anos de idade, natural de Fafe, que está em fuga às autoridades policiais depois de ter testado positivo para a infeção de Covid-19 está já a ser procurado a nível internacional, depois da Direção-Geral de Saúde (DGS) ter alertado as forças e serviços de segurança internacionais.
O indivíduo, emigrado em França, regressou à localidade de Fafe, no início de março, na altura com sintomas gripais, incluindo tosse e febre, efetuou o teste para novo coronavírus (SARS-CoV-2), que originou a pandemia de Covid-19, no hospital de São João, no Porto, que viria a dar positivo, mas foi mandado para casa, onde vivia com a mãe de 70 anos e onde deveria ter ficado em isolamento.
O homem de Fafe que tinha arrendado um apartamento em Aver-o-Mar, na Póvoa de Varzim, manteve-se incontactável pelas autoridades sanitárias e policiais, desrespeitando o isolamento obrigatório decretado a doentes Covid-19 positivo e continuaria a fazer uma vida normal, passeando pelas ruas e frequentando espaços públicos da freguesia. A polícia terá ido várias vezes à residência do homem, sem nunca o encontrar, mas acabaria por montar uma operação policial que acabou na detenção e aplicação de uma multa, ficando então o indivíduo obrigado a concluir o confinamento. No entanto, se o homem tinha sido detido e conduzido a casa pela PSP, horas depois voltaria a fugir. A vizinhança diz que viu o homem com malas a sair de casa, com a mãe, já a PSP tinha abandonado o local. A PSP alertou, entretanto, as autoridades em Fafe, concelho onde o indivíduo reside, mas até à data ninguém sabe dele. Depois de detido pela PSP da Póvoa de Varzim, o homem recebeu a ordem de permanecer na casa com a mãe, de 70 anos, na freguesia de Aver-o-Mar, enquanto não era decretada a sua recuperação total. Para além de ter ignorado a decisão, o homem colocou-se em fuga, regressando a Fafe, onde foi visto por vizinhos numa bomba de gasolina e onde terá pernoitado na casa de um familiar, sumindo depois sem deixar rasto. Agora é procurado internacionalmente.
Caso seja detido, o homem pode ser acusado do crime de propagação de doença, que dá pena efetiva de prisão até oito anos.