Última hora

Hospital Pedro Hispano testa Covid-19 de acordo com referenciação e prioridade dos doentes

7 Abril 2020
Hospital Pedro Hispano testa Covid-19 de acordo com referenciação e prioridade dos doentes
Local
0

A administração do Hospital de Pedro Hispano (HPH) disse que, “apesar da nova resposta Covid ‘Drive Thru’” em Matosinhos, no hospital continuam a ser realizados testes de acordo com a referenciação e prioridade do doente.
“Estamos também a rastrear utentes no Serviço de Urgência (SU) antes de serem internados”, afirma a administração daquela unidade hospitalar do distrito do Porto.
“O modelo de colheita tem sido um processo dinâmico e com alterações frequentes, em linha com as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e evolução da procura dos utentes com o evoluir da pandemia”, refere a administração do Hospital de Pedro Hispano (HPH).
A administração reconhece, contudo, que “há neste momento algum atraso no agendamento, decorrentes das alterações dos critérios para indicação de colheita, fruto da entrada na fase de mitigação”, que espera “minimizar nos próximos dias”.
Na mesma nota, o Hospital de Pedro Hispano (HPH) refere que abriu já o centro de rastreio no modelo ‘Drive Thru’, destinado a utentes referenciados pela ADC (Área Dedicada ao atendimento de casos suspeitos de Covid-19) da comunidade, e que arrancou uma outra resposta com colheitas na comunidade de utentes dependentes, como é o caso dos lares e pessoas acamadas.
“Com estas respostas, que serão aumentadas em quantidade no tempo, o hospital apenas fica destinado a doentes agudos com critérios de admissão no serviço de urgência e internamento, ou seja, evitando a vinda ao serviço de urgência dos casos mais simples”, acrescenta.
O Hospital de Pedro Hispano (HPH) não é só referência para Matosinhos, mas também para o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, num total de 318 mil utentes.
No relatório de 7 de abril sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 49 casos confirmados de infeção em Vila do Conde e regista 33 na Póvoa de Varzim, perfazendo 82 na região. Em Portugal há 12.442 casos de pessoas infetadas, 99.730 suspeitos, 1180 internados, 271 dos quais em cuidados intensivos, 345 óbitos e 184 recuperados.