Última hora

Homem com Covid-19 andava a passear em freguesia da Póvoa de Varzim e acabou detido

5 Abril 2020
Homem com Covid-19 andava a passear em freguesia da Póvoa de Varzim e acabou detido
Local
0

Um homem de 43 anos foi detido este domingo pela PSP, na freguesia de Aver-o-Mar, na Póvoa de Varzim, por desrespeitar a ordem de confinamento obrigatório para doentes com Covid-19.
Segundo fonte do comando distrital da PSP do Porto, o homem foi detido em Aver-o-Mar, ao início desta tarde, depois de uma operação montada que fez, inclusive, um cerco à casa da mãe do indivíduo, habitualmente emigrante em França.
O homem, operário da construção civil, regressou a Portugal em meados de março com sintomas gripais e foi ao Hospital de São João, no Porto, onde lhe foi feito o teste à Covid-19. O indivíduo, que apresentava sintomatologia ligeira, foi mandado para casa em isolamento profilático, mas o resultado do teste haveria de sair no dia seguinte e dar positivo.
Desde então, com este caso de Covid-19 identificado, as autoridades de saúde pública não conseguiram entrar em contacto com o homem, que, segundo a vizinhança, continuaria a fazer uma vida normal, passeando pelas ruas e frequentando espaços públicos da freguesia.
A polícia terá ido várias vezes à residência do homem sem nunca o encontrar, mas acabaria por montar uma operação policial que acabou na detenção e aplicação de uma multa, ficando agora o indivíduo obrigado a concluir o confinamento.
No relatório de 5 de abril sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 47 casos confirmados de infeção em Vila do Conde e regista 30 na Póvoa de Varzim, os mesmos que no passado sábado.
Portugal registou até este domingo 295 mortes, mais 29 que no sábado, e 11.278 casos de Covid-19. São mais 754 casos que no dia anterior, correspondentes a uma taxa de crescimento de 7,2%. Há 1084 pessoas internadas, 267 nos cuidados intensivos (mais 16 que no sábado, um crescimento de 6,4%), de acordo com o boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS) deste domingo. O número de recuperados mantém-se nos 75. Há 4962 pessoas a aguardar resultado laboratorial e 23.209 estão sob vigilância das autoridades de saúde.
A região Norte continua a ser a que concentra o maior número de casos, com 6530 pessoas infectadas e 158 óbitos, mais 17 que no sábado. Lisboa mantém-se o concelho com maior número de casos (681), seguido de Porto (660), Gaia (499), Gondomar (478) e Maia (422).