Última hora

Entradas ou saídas da Póvoa de Varzim proibidas

9 Abril 2020
Entradas ou saídas da Póvoa de Varzim proibidas
Local
0

Os portugueses estão confinados ao concelho de residência, exceto por motivos de saúde ou trabalho desde 00:00 de hoje e até às 23:59 de segunda feira, 13 de abril, devido à pandemia de Covid-19.
As medidas de limitação à circulação no período da Páscoa enquadram-se no decreto do Governo de renovação do Estado de Emergência no país, e abrangem cinco dias, num ano em que o executivo optou por dar tolerância de ponto aos funcionários públicos na quinta e na segunda feira.
Quem trabalhar fora do concelho de residência deve munir-se, neste período, de uma declaração escrita pela entidade empregadora para fazer as deslocações, mesmo que circule de transportes públicos, que não vão escapar à fiscalização das autoridades, e podem mesmo articulá-la com as forças de segurança.
Nas limitações referentes ao período da Páscoa, o Governo determinou que “os cidadãos não podem circular para fora do concelho de residência habitual no período compreendido entre as 00:00 de hoje e as 24:00 do dia 13 de abril, salvo por questões de saúde ou por outros motivos de urgência imperiosa” e em caso de desempenho das atividades profissionais admitidas.
A PSP tem fiscalizado ao fim de semana a entrada de pessoas na Póvoa de Varzim para evitar a propagação da doença de Covid-19 e está previsto para estes cinco dias de Páscoa o controlo de entradas e saídas do concelho.
Os concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim tinham sido notícia pelo país inteiro a 22 de março, pelas imagens com aglomerados de pessoas a passearem pela marginal que liga os dois municípios.
No relatório de 9 de abril sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 55 casos confirmados de infeção em Vila do Conde e regista 33 na Póvoa de Varzim, totalizando, a 8 de abril de 2020, 88 casos na região.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta feira (+6,2%).
Portugal encontra-se em Estado de Emergência até ao final do dia 17 de abril.