Última hora

DGS diz que concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim têm 88 casos de Covid-19

9 Abril 2020
DGS diz que concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim têm 88 casos de Covid-19
Local
0

No relatório de 9 de abril sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 55 casos confirmados de infeção em Vila do Conde e regista 33 na Póvoa de Varzim.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) não divulgava dados da infeção por Covid-19 município a município, mas começou a fazê-lo e já aparecem os Concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, totalizando, a 8 de abril de 2020, 88 casos na região.
Desde o início do surto em Portugal, já morreram 409 pessoas com a Covid-19 – 29 nas últimas horas, um aumento de 7,6%. Há um total de 13.956 pessoas doentes, 815 destes casos identificados nas últimas 24 horas, número que corresponde a uma taxa de crescimento de 6,2%, de acordo com os dados do boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde, actualizado nesta quinta feira. Estão internadas 1173 pessoas nos hospitais portugueses, menos 38 do que na quarta feira, e estão 241 doentes nas unidades de cuidados intensivos, menos quatro pessoas do que no dia anterior. Cerca de 87,2% dos doentes com Covid-19 são tratados em casa, revelou o secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales durante a conferência de imprensa diária desta quinta feira. Nesta quinta feira, havia registo de 205 pessoas dadas como curadas, depois de dois testes negativos e são mais nove pessoas do que na quarta feira. Olhando para a informação disponível por concelhos, observa-se que é o concelho de Lisboa que concentra o maior número de casos (797), seguido do do Porto (776), do de Vila Nova de Gaia (631) e do de Gondomar (587) – uma lista que quase não tem sofrido alterações nos últimos dias. Quando às vítimas mortais, a maioria (cerca de 87%) tem 70 anos ou mais. De acordo com os números apresentados esta quinta feira pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, a taxa de letalidade da doença é de 2,9% globalmente (contando com todas as idades) e 11% junto das pessoas acima dos 70 anos de idade (um aumento de 0,5%).
Portugal encontra-se em Estado de Emergência até às 23:59 horas de 17 de abril. Em Estado de Emergência, siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS). Seja um Agente de Saúde Pública. Proteja-se a si. E aos outros. Fique em casa. Por si. Pelos seus. Por Vila do Conde. Pela Póvoa de Varzim. Por todos. Por Portugal.