Última hora

DGS diz que concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim têm 62 casos de Covid-19

2 Abril 2020
DGS diz que concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim têm 62 casos de Covid-19
Local
0

No relatório de 2 de abril sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 39 casos confirmados de infeção em Vila do Conde e regista 23 na Póvoa de Varzim.
Ontem, a Direção-Geral da Saúde (DGS) tinha informado que havia 39 casos de Covid-19 em Vila do Conde e 21 na Póvoa de Varzim
A Direção-Geral da Saúde (DGS) não divulgava dados da infeção por Covid-19 município a município, mas começou a fazê-lo desde a passada quinta feira e já aparecem os Concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, totalizando, a 1 de abril de 2020, 62 casos na região.
Portugal registou até esta quinta feira um total de 209 mortes (mais 22 do que na quarta feira) e 9034 casos de infecção (são mais 783 do que no dia anterior), o que corresponde a uma taxa de crescimento do número de casos de 9,5%. Os números foram divulgados esta quinta feira no novo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), onde os casos são actualizados diariamente.
Há 1042 pessoas internadas e 240 nos cuidados intensivos. Há 68 casos de pessoas recuperadas – o número reduzido é explicado por se tratar de uma doença de “convalescença lenta” e por serem precisos dois testes negativos para se ser declarado “curado” – e ainda 4958 pessoas a aguardar resultado laboratorial.
Os números assustam, mas a mensagem mais importante deve ser o reforço das medidas de prevenção que têm sido divulgadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o cumprimento das determinações e não o conhecimento de que se tem um vizinho doente. Esse, se for conhecido, está em isolamento. Temos que adoptar comportamentos de segurança como se qualquer pessoa estivesse infectada e não apenas quando sabemos quem está.
Portugal encontra-se em Estado de Emergência desde as 00:00 de quinta feira, 19 de março, até às 23:59 de 2 de abril.
Em Estado de Emergência, siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS). Seja um Agente de Saúde Pública. Proteja-se a si. E aos outros. Fique em casa. Por si. Pelos seus. Por Vila do Conde. Pela Póvoa de Varzim. Por todos. Por Portugal.