Última hora

Covidografia é a nova aplicação móvel gratuita da Tech4Covid19 para seguir a evolução da Covid-19

7 Abril 2020
Covidografia é a nova aplicação móvel gratuita da Tech4Covid19 para seguir a evolução da Covid-19
Tecnologia
0

Depois de angariar quase 60 mil máscaras e 2 mil óculos de proteção para profissionais de saúde, o movimento Tech4Covid19 anunciou uma nova iniciativa para ajudar a população no controlo do surto da Covid-19.
A iniciativa assume a forma de uma aplicação de nome Covidografia que, de acordo com o site oficial do serviço “permite aos utilizadores da aplicação acompanhar, em tempo real, o impacto da pandemia na zona onde se encontram”.
É possível entrar na aplicação móvel através da conta do Facebook ou da Google e, depois de introduzir o ano de nascimento e código postal, poderá indicar se sentiu alguns sintomas nos últimos dias (estando também disponível a hipótese “sem sintomas”). Uma vez respondido um pequeno questionário, poderá ter acesso ao panorama da sua área de residência, nomeadamente os utilizadores sem sintomas, casos suspeitos e ainda pessoas infetadas e recuperadas.
A qualquer altura poderá alterar o seu perfil na Covidografia, com os responsáveis pela iniciativa a garantir que a “informação será agregada e partilhada com as autoridades competentes” de modo a “tomarem as melhores decisões para o proteger e ajudar o país a recuperar do impacto desta pandemia”.
No relatório de 7 de abril sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 49 casos confirmados de infeção em Vila do Conde e regista 33 na Póvoa de Varzim, perfazendo 82 na região. Em Portugal há 12.442 casos de pessoas infetadas, 99.730 suspeitos, 1180 internados, 271 dos quais em cuidados intensivos, 345 óbitos e 184 recuperados. O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil.
Portugal encontra-se com Estado de Emergência vigente até às 23:59 de 17 de abril. Em Estado de Emergência, siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS). Seja um Agente de Saúde Pública. Proteja-se a si. E aos outros. Fique em casa. Por todos. Por Portugal.