Última hora

CARPD da Misericórdia de Vila do Conde tem 62 casos de Covid-19 positivos e 17 negativos

10 Abril 2020
CARPD da Misericórdia de Vila do Conde tem 62 casos de Covid-19 positivos e 17 negativos
Local
0

No passado dia 31 de março, uma utente do Centro de Apoio e Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CARPD), em Touguinha, da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, deu entrada no Hospital Pedro Hispano, em episódio de urgência, com quadro suspeito de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
No dia 2 de abril, o Hospital Pedro Hispano informa a Instituição que, após testes realizados, a utente apresentava quadro positivo para a doença Covid-19.
“A utente apresentava-se assintomática, como à data, todos os utentes e colaboradores do Centro.
De imediato a Misericórdia providenciou a realização de testes, por amostragem, para se aperceber do que poderia estar a acontecer face à inexistência de sintomas, tendo reforçado as medidas do Plano de contingência da Instituição.
Dos 79 testes já realizados, 17 testaram negativos e 62 testaram positivos.
Todos os que testaram positivo estão bem, encontrando-se na sua grande maioria assintomáticos.
A Instituição voltou a reforçar as medidas de contingência, tendo já circunscrito e limitado áreas e separado utentes positivos de negativos para a doença COVID-19. Também foi reforçada a equipa de saúde interna com enfermeiros e médicos em permanência a cobrir as várias áreas, entre elas a cerca sanitária e a área designada de limpa, de forma a monitorizar de forma apertada e vigilante sintomas.
Estão assim criadas áreas totalmente distintas de circulação de profissionais e de utentes, assim como criadas zonas para descontaminação de profissionais de forma a garantir a segurança e saúde dos profissionais que estão agora a entrar para que os profissionais doentes, possam agora cuidar de si próprios e descansar.
Aguardamos testes e resultados dos restantes utentes e colaboradores que estiveram ao serviço neste período”, tornou público a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde em comunicado.