Última hora

PS acusa PSD de “uma atitude política baixa” com presidente do Conselho Metropolitano do Porto

4 Março 2020
PS acusa PSD de “uma atitude política baixa” com presidente do Conselho Metropolitano do Porto
Política
0

A Federação Distrital do PS/Porto acusou o PSD de assumir “uma atitude política baixa” e de procurar “confundir a opinião pública, revelando má consciência, ignorância e falta de educação” em relação ao presidente do Conselho Metropolitano.
A Distrital do Porto do PSD exigiu a demissão imediata do presidente do Conselho Metropolitano, acusando o socialista Eduardo Vítor Rodrigues de demonstrar “incompetência, opacidade e inépcia” na condução do dossiê relacionado com a extensão do metro.
O PSD/Porto considerou que Eduardo Vítor Rodrigues geriu, recentemente, o protocolo sobre a expansão do Metro do Porto de forma “apressada e improvisada”, considerando que esta “foi a gota de água, num processo que se arrasta há demasiado tempo”.
Em resposta ao PSD, a distrital socialista reafirma, em comunicado, a sua “total confiança” em Eduardo Vítor Rodrigues e o “apoio incondicional à liderança esclarecida que tem exercido na Área Metropolitana do Porto, lamentando profundamente o comunicado terrorista da Comissão Política Distrital do PSD que o ataca, nos planos político e pessoal”.
“O PSD demonstra a culpa de quem, durante os anos da sua governação, no país e na Área Metropolitana, foi cúmplice da decisão de não realizar qualquer expansão do sistema de metro do Porto e da não alocação de financiamento para esse objetivo no atual quadro comunitário de apoio. Continuamos ainda hoje a pagar por essa decisão irresponsável, que lesa gravemente a região”, sublinha o PS/Porto.
Segundo a distrital socialista, “o PSD revela ainda ignorância, porque desconhece que o acordo entre o Governo, representado pela Metro do Porto, a Área Metropolitana e os municípios, tendo em vista os estudos relativos à expansão da rede de metro, foi subscrito por todos os municípios envolvidos, os que são liderados pelo PS (Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Gondomar), por independentes (Porto e Vila do Conde) e pelo próprio PSD (Maia, Póvoa de Varzim e Trofa)”.
Para a estrutura social-democrata é, assim, “urgente” que Eduardo Vítor Rodrigues “se demita das funções”, que considera que o autarca “não as soube honrar”.
O presidente da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, disse: “só posso acreditar que o espírito de Carnaval se prolongou por mais um dia para o PSD Porto”.