Última hora

Banco Europeu de Investimento disponibiliza até 40 mil ME para mitigar impacto na economia

17 Março 2020
Banco Europeu de Investimento disponibiliza até 40 mil ME para mitigar impacto na economia
Economia
0

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai disponibilizar até 40 mil milhões de euros para combater os efeitos económicos causados pela propagação da pandemia de coronavírus (Covid-19).
Segundo um comunicado divulgado pelo Banco Europeu de Investimento, deste total, até 20 mil milhões de euros serão disponibilizados para “regimes de garantia dedicados aos bancos, com base nos programas existentes para implantação imediata”.
O Banco Europeu de Investimento também vai aplicar até 10 mil milhões de euros “em linhas de liquidez dedicadas aos bancos para garantir ajuda adicional de capital” às Pequenas e Médias Empresas (PME).
A nota acrescenta que os restantes 10 mil milhões de euros serão dedicados a programas de “compra de títulos garantidos por ativos para permitir que os bancos transfiram riscos em carteiras de empréstimos para as Pequenas e Médias Empresas”.
O Banco Europeu de Investimento explicita que estas ações podem ser “implementadas rapidamente”.
No mesmo comunicado, o presidente desta instituição financeira, Werner Hoyer, solicitou aos Estados-membros da União Europeia a criação de uma “garantia adicional significativa” para os bancos nacionais de promoção que recebam auxílio do Banco Europeu de Investimento, para que o financiamento para as empresas “continue disponível”.
Esta garantia adicional “ajudaria a tranquilizar mercados e cidadãos neste momento de incerteza sem precedentes”, disse o presidente do Banco Europeu de Investimento.
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas em todo o mundo, das quais 6.850 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 75 mil recuperaram da doença.
O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.