Última hora

Confederação Empresarial do Alto Minho reconhece “esforço” de desconto na A28

27 Fevereiro 2020
Confederação Empresarial do Alto Minho reconhece “esforço” de desconto na A28
Economia
0

O presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) admitiu esta quarta feira que os descontos nas portagens anunciados pelo Governo para sete autoestradas, entre elas a A28, representam um “esforço”, mas considerou que “ficam aquém” das reivindicações da região.
“Obviamente que reconhecemos o esforço, mas fica muito aquém da nossa reivindicação, desde 2010, que é a abolição total das portagens na A28. É uma medida positiva até se caminhar no sentido da isenção total do pagamento de portagens que, esperamos seja rápida”, afirmou Luís Ceia, presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL).
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, anunciou esta quarta feira, em Macedo de Cavaleiros, descontos nas portagens de sete autoestradas a partir do terceiro trimestre do ano para os “utilizadores frequentes”. A governante explicou que se trata de “um desconto de quantidades”, exemplificando que a “partir do oitavo dia até ao 15.º dia haverá um desconto de 20% e a partir do 16.º dia até ao final do mês será um desconto de 40%”.
O presidente da CEVAL, estrutura que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo, disse ainda que a instituição vai “manter-se ativa na reivindicação de remoção do pórtico de Neiva”, por considerar que os descontos hoje anunciados pelo Governo vieram “reforçar a justeza das revindicações” do tecido empresarial da região. “Esta decisão do Governo dá-nos razão porque o pórtico de Neiva nem sequer devia ter sido colocado”, referiu.
Em causa está o pórtico de Neiva da A28, antiga SCUT (Sem Custos para o Utilizador) que liga Viana do Castelo ao Porto, situado à entrada de uma zona industrial da capital do Alto Minho e que é considerado “entrave” à atividade empresarial da região.
No dia 15, a Assembleia da República discutiu, em plenário uma petição pela eliminação do pórtico de Neiva da Autoestrada 28 (A28), com mais de sete mil assinaturas e entregue pela CEVAL em 2017. Na altura, Luís Ceia disse que a eliminação daquele pórtico garantirá “equidade” no acesso aos distritos de Viana do Castelo e do Porto.
Segundo a ministra da Coesão Territorial, nas autoestradas A4, A24, A28, A25, A23, A13 e A22, antigas SCUT, já eram aplicados descontos e estes foram “harmonizados e aumentados”. Ana Abrunhosa referiu que estes descontos beneficiam os residentes ou os que se deslocam frequentemente às regiões, quer em termos de atividade económica ou turística. Relativamente ao transporte de mercadorias, os descontos vão ser aumentados dos 30% para os 35% de dia e de 50% para 55% à noite.