Última hora

Vila do Conde é uma das três cidades portuguesas que acolhe as celebrações do Ano Novo Chinês

17 Janeiro 2020
Vila do Conde é uma das três cidades portuguesas que acolhe as celebrações do Ano Novo Chinês
Cultura
0

O Ano Novo Chinês ou a Festa da Primavera é a data mais importante para toda a comunidade chinesa, altura em que os chineses do mundo inteiro celebram com diversas atividades culturais. À medida que aumenta o intercâmbio entre a China e o Mundo, as celebrações do Ano Novo Chinês ganham cada vez maior relevância.
As celebrações do Ano Novo Chinês em Portugal são organizadas pela Embaixada da China em Portugal em conjunto com diversas instituições de Portuguesas e produzidas pelas associações da comunidade chinesa.
As celebrações do novo ano começam na véspera. Limpar e arrumar a casa, cortar o cabelo, organizar os negócios e fechar as contas são rituais indispensáveis antes de começar os preparativos do último jantar do ano. Muitas famílias decoram as suas salas com vasos com flores vermelhas e com frutas, como laranjas e tangerinas.
Na celebração do Ano Novo Chinês não se comem passas ou se bebe champanhe, mas há muitos eventos e festas que assinalam esta data. Lisboa, Lagoa e Vila do Conde são as cidades que mais atenção dão a esta celebração.
Na mesa dos festejos do Ano Novo Chinês não pode faltar o Peixe Inteiro (Símbolo de Abundância), Brócolos ou Couve de Flor (riqueza), Noodles (Longevidade), Camarão (Felicidade), Jiaozi (Prosperidade), Laranjas ou Tangerinas (Riqueza), Rolinhos de Primavera (Riqueza), Doces (Doçura no novo ano). E tudo é servido em louça vermelha.
Este ano, o Teatro Municipal vai ser mais uma vez palco de um espetáculo no próximo dia 20, às 21h30, organizado pela Embaixada da República Popular da China em Portugal e pela Câmara Municipal de Vila do Conde e produzido por Associações da Comunidade Chinesa em Portugal.
As celebrações têm o apoio de diversas instituições do Interior da China, da Região Administrativa Especial de Macau e de Portugal e contam com as participações do Grupo de Shaanxi, do Grupo Artístico de Jovens de Macau, de associações da comunidade chinesa em Portugal, bem como vários grupos portugueses.
Desde 2014 que a Embaixada da China em Portugal realiza, consequentemente, as comemorações do Festival Feliz Ano Novo Chinês.
Este ano, as celebrações são organizadas pela Embaixada em conjunto com as Câmaras Municipais de Lisboa, de Lagoa e de Vila do Conde.
A entrada no Teatro Municipal de Vila do Conde para assistir às comemorações do Ano Novo Chinês é livre, mediante levantamento de bilhete no próprio dia, 20 de janeiro, às 21h30.