Última hora

Chuvas intensas causam várias inundações e prejuízos em Vila do Conde e Póvoa de Varzim

17 Dezembro 2019
Chuvas intensas causam várias inundações e prejuízos em Vila do Conde e Póvoa de Varzim
Local
0

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim acorrereu no passado domingo a 21 inundações, mobilizando 50 efetivos, devido a chuvas intensas que provocaram “prejuízos avultados” sobretudo em garagens e automóveis, disse fonte daquela corporação.
A pluviosidade mais intensa ocorreu entre as 08:30 e as 09:00 horas na cidade da Póvoa de Varzim e em freguesias periféricas como Argivai, Rates e Balazar.
Algumas artérias ficaram intransitáveis, mas os maiores prejuízos, de acordo com a fonte, registaram-se em garagens coletivas, que ficaram inundadas e nos veículos aí estacionados.
A enorme precipitação de chuvas ao início da manhã de domingo, entre as 8 e as 8:30 horas, inundou algumas ruas no centro da Póvoa de Varzim, nomeadamente nas ruas Tenente Valadim e Eng.º Duarte Pacheco (junto aos CTT), com a água a entrar por várias lojas dentro. A zona da Praça do Almada e vários arruamentos do bairro sul da cidade também tiveram problemas com inundações.
A situação estendeu-se Vila do Conde, Caxinas e Poça da Barca, nomeadamente em ruas e garagens de prédios para as quais foram solicitados o auxílio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, que receberam cerca de 50 chamadas, tendo sido ativado também o serviço da Associação Nacional de Proteção Civil.
No lugar de Poça da Barca, em Caxinas, Vila do Conde, ruas e garagens também ficaram inundadas devido à forte chuva que caiu no domingo de manhã.
O Lugar da Mata, entre as Freguesias de Touguinha e Touguinhó, em Vila do Conde, também esteve interdito ao trânsito, num troço da EN2016, devido às cheias.
O distrito do Porto é um dos sete que estão sob Aviso Amarelo devido à chuva e vento fortes e a queda de neve, acima dos 1.400 metros, segundo previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva e ventos fortes, que podem chegar aos 75 Km/h, para os próximos dias em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim.