Última hora

Associação dos Produtores de Leite de Portugal faz Colóquio Nacional do Leite em Esposende

27 Novembro 2019
Associação dos Produtores de Leite de Portugal faz Colóquio Nacional do Leite em Esposende
Local
0

A APROLEP, Associação dos Produtores de Leite de Portugal, em colaboração com a AJADP, Associação dos Jovens Agricultores do Distrito do Porto, organiza, sexta feira, 29 de novembro, em Ofir, Esposende, o Colóquio Nacional do Leite 2019.
Em debate vão estar os temas “Como valorizar a erva na produção de leite?”, “Bem-estar Animal e a imagem da produção de leite”, “Criar vacas e produzir leite num ambiente sustentável” e “O desafio de comunicar agricultura”.
Para debater o tema “Como valorizar a erva na produção de leite?”, vão estar presentes César Resch Zafra, Carlos Solipa Neves, Joel Presa e José Maia, para explanar como afinar estratégias para melhorar a produção, colheita e conservação da erva, aquela que é atualmente uma segunda cultura complementar ao milho.
O segundo tema, “Bem-estar Animal e a imagem da produção de leite”, vai contar com as intervenções de Joaquim Cerqueira, Isabel Santos, Luís Pinho e Cristina Maia, para abordar os avanços científicos relativos ao bem-estar das vacas leiteiras, a sua implementação e certificação no terreno e as preocupações e perceções dos consumidores e sociedade em relação a este tema.
No terceiro tema, “Criar vacas e produzir leite num ambiente sustentável”, Henrique Trindade e David Fangueiro vão esclarecer como poderemos cultivar os campos e produzir leite criando vacas e reduzindo impactos ambientais, a emissão de gases com efeito de estufa, integrando um ciclo natural onde seja possível o sequestro de carbono e a redução do uso de fertilizantes químicos.
Durante o Colóquio Nacional do Leite 2019, vai haver, ainda, lugar para falar de “O desafio de comunicar agricultura”, com a participação de João Villalobos.
A inscrição é obrigatória e os lugares são limitados, mas a organização espera cerca de 300 participantes.
No Colóquio Nacional do Leite 2019 está já confirmada a presença de Carla Alves, Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte.