A APROLEP, Associação dos Produtores de Leite de Portugal, em colaboração com a AJADP, Associação dos Jovens Agricultores do Distrito do Porto, organiza, sexta feira, 29 de novembro, em Ofir, Esposende, o Colóquio Nacional do Leite 2019.
Em debate vão estar os temas “Como valorizar a erva na produção de leite?”, “Bem-estar Animal e a imagem da produção de leite”, “Criar vacas e produzir leite num ambiente sustentável” e “O desafio de comunicar agricultura”.
Para debater o tema “Como valorizar a erva na produção de leite?”, vão estar presentes César Resch Zafra, Carlos Solipa Neves, Joel Presa e José Maia, para explanar como afinar estratégias para melhorar a produção, colheita e conservação da erva, aquela que é atualmente uma segunda cultura complementar ao milho.
O segundo tema, “Bem-estar Animal e a imagem da produção de leite”, vai contar com as intervenções de Joaquim Cerqueira, Isabel Santos, Luís Pinho e Cristina Maia, para abordar os avanços científicos relativos ao bem-estar das vacas leiteiras, a sua implementação e certificação no terreno e as preocupações e perceções dos consumidores e sociedade em relação a este tema.
No terceiro tema, “Criar vacas e produzir leite num ambiente sustentável”, Henrique Trindade e David Fangueiro vão esclarecer como poderemos cultivar os campos e produzir leite criando vacas e reduzindo impactos ambientais, a emissão de gases com efeito de estufa, integrando um ciclo natural onde seja possível o sequestro de carbono e a redução do uso de fertilizantes químicos.
Durante o Colóquio Nacional do Leite 2019, vai haver, ainda, lugar para falar de “O desafio de comunicar agricultura”, com a participação de João Villalobos.
A inscrição é obrigatória e os lugares são limitados, mas a organização espera cerca de 300 participantes.
No Colóquio Nacional do Leite 2019 está já confirmada a presença de Carla Alves, Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte.