Última hora

Reserva Ornitológica de Mindelo em Vila do Conde com sete novos percursos visitáveis

29 Outubro 2019
Reserva Ornitológica de Mindelo em Vila do Conde com sete novos percursos visitáveis
Local
0

Os sete percursos visitáveis da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo já estão disponíveis ao público, depois de uma requalificação do espaço feito no âmbito do projeto Naturconde.
Segundo a Câmara Municipal de Vila do Conde, que tutela o projeto, estes novos percursos temáticos, diferenciados em termos de distância e de habitats de fauna flora, permitem “uma excelente forma de aproximação à paisagem e à sua extraordinária vida”.
A implementação do projeto, apelidado Naturconde, e executado com apoios da Comunidade Europeia, foi acompanhada por especialistas em medidas de proteção e conservação da natureza, contemplando a colocação de uma sinalização uniforme e a instalação estruturas de apoio à visitação e fruição.
Segundo a autarquia vilacondense, as intervenções na reserva vão ter continuidade, uma vez que “o Município adquiriu um terreno com 10 mil metros quadrados, onde será instalado um Centro de Receção e um parque de merendas”.
Está prevista, igualmente, a reflorestação do terreno com plantas autóctones, que disciplinará a zona de piqueniques.
“É um trabalho contínuo, com o objetivo de potenciar os princípios basilares da proteção e a conservação da biodiversidade desta Área Protegida”, acrescentou a Câmara de Vila do Conde.
A autarquia reforçou, ainda, que a utilização do nome Naturconde para o projeto, “não se refere ao território, mas sim o nome de marca registada das ações de intervenção no mesmo”.
Esta primeira fase do Naturconde, que contemplou a limpeza e delimitação dos caminhos, a colocação de sinalização, e a construção de um observatório, teve um investimento de cerca de 330 mil euros, mas estão a ser preparadas mais duas candidaturas para dar sequência à requalificação.
Os sete caminhos visitáveis Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo, cuja extensão varia entre os 2 e os 9 quilómetros, podem ser percorridos a pé, mas também de bicicleta.