Última hora

Vilacondense Gonçalo Guedes Marques é Campeão Mundial de Cálculo Aritmético ALOHA

24 Julho 2019
Vilacondense Gonçalo Guedes Marques é Campeão Mundial de Cálculo Aritmético ALOHA
Cultura
0

Gonçalo Guedes Marques, um aluno vilacondense de oito anos, venceu o 23.º Campeonato Internacional de ALOHA, em Foshan, na China, ao resolver 70 contas em apenas três minutos e 20 segundos.
Entre os cerca de 600 estudantes de todo o mundo estava, ainda, o também português Francisco Santos, de nove anos, que conseguiu arrecadar o de 3.º lugar do Campeonato Internacional de ALOHA, com 65 cálculos feitos em cinco minutos.
Gonçalo Guedes Marques e Francisco Santos frequentam o programa ALOHA Mental Arithmetic, um projeto que nasceu na Malásia há 25 anos e que está a ser implementado em Portugal há cinco. O ALOHA Mental Arithmetic funciona como uma atividade extracurricular ou curricular, cujo objetivo é estimular as capacidades das crianças através de aulas lúdicas.
O ALOHA Mental Arithmetic é um programa de desenvolvimento mental para crianças entre os 5 e os 13 anos, que utiliza o cálculo com ábaco, a aritmética mental e os jogos didáticos para desenvolver capacidades como a concentração, atenção, memória, imaginação, o que permite realizar mentalmente cálculos matemáticos com grande velocidade e precisão.
Nos campeonatos de ALOHA Mental Arithmetic, os participantes apenas podem contar com a ajuda de um lápis e um ábaco soroban, uma antiga calculadora japonesa.
O ALOHA Mental Arithmetic organiza, todos os anos, o campeonato nacional de cálculo mental em Portugal e o Campeonato do Mundo num país diferente todos os anos.