Última hora

Tourada agendada para a Póvoa de Varzim adiada por ausência de decisão judicial

24 Julho 2019
Tourada agendada para a Póvoa de Varzim adiada por ausência de decisão judicial
Local
0

O Clube Taurino Povoense anunciou o adiamento de uma corrida de touros que estava agendada para o passado domingo, na Póvoa de Varzim, justificando a decisão pela ausência de uma sentença judicial.
Depois de a Câmara Municipal ter negado o arrendamento do equipamento para a realização do evento, o clube recorreu ao Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto para contestar a decisão, mas não obteve resposta a tempo de poder levar a cabo a corrida.
“A tourada deste domingo foi adiada até ser conhecida a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, que irá pronunciar-se sobre a vontade inaceitável do autarca poveiro de proibir corridas de touros no município”, informou o Clube Taurino Povoense um comunicado.
Os responsáveis do clube esperam que a resposta do tribunal seja conhecida “nos primeiros dias da próxima semana”, para então anunciarem uma nova data para a corrida que está envolta em polémica, uma vez que a autarquia não cede o espaço, por considerar que a arena, que vai ser em breve demolida, não tem condições de segurança.
“Não são os técnicos da Câmara, condicionados pela vontade do seu presidente, que determinam se a Praça de Touros está em condições de receber a nossa festa. É à IGAC [Inspeção-Geral das Atividades Culturais] a quem compete realizar a necessária vistoria e atribuir a correspondente autorização para a tourada”, apontou o clube taurino no mesmo texto.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que detêm o equipamento e o gere através da empresa municipal Varzim Lazer, reiterou que a Praça de Touros está sem condições de segurança para receber qualquer evento.
“Já no mês de maio, quando recebemos o pedido para o aluguer da Praça de Touros, informámos que esta não reunia condições de segurança para receber este e outros espetáculos, até porque já estão a ser iniciadas as obras de preparação para a demolição do equipamento”, garantiu a vereadora Andreia Silva.
A autarca acrescentou que vai ser dada uma resposta às duas ações que o Clube Taurino interpôs em tribunal e estranhou que estejam a ser vendidos bilhetes para um evento que não tem autorização para ser realizado.
O Clube Taurino informou, entretanto, que “quem comprou os ingressos para a corrida poderá conservá-los até à divulgação da nova data ou dirigir-se ao local onde adquiriu o bilhete e solicitar a devolução do valor do mesmo”.
Além da falta de condições de segurança da Praça de Touros local, a Póvoa de Varzim aprovou, em 2018, em Assembleia Municipal, uma proposta para a interdição da realização, na área do município, de corridas de touros e outros espetáculos que envolvam violência animal.