Última hora

Póvoa de Varzim assinala 46 anos de elevação a cidade a 16 de junho

14 Junho 2019
Póvoa de Varzim assinala 46 anos de elevação a cidade a 16 de junho
Cultura
0

No próximo domingo, 16 de junho, celebra-se o Dia da Cidade da Póvoa de Varzim, e para assinalar a data, a Câmara Municipal poveira vai promover algumas iniciativas durante todo o fim de semana.
A Póvoa de Varzim é uma cidade portuguesa na Região Norte, da Sub-Região do Grande Porto e Área Metropolitana do Porto, situada numa planície costeira arenosa, a meio caminho entre os rios Minho e Douro. A Póvoa de Varzim é sede de um município com 82,21 Km² de área e tem 63 408 habitantes, dados de 2011, no seu total perímetro urbano.
O nome Póvoa de Varzim, deriva de Póvoa, que significa pequeno povoado, dado que, ali, D. Dinis mandou edificar um pequeno povoado em 1308. A palavra Varzim deriva de Euracini, que significa senhor da totalidade ou, pelo menos, parte destas terras, e que, através de vários fenómenos linguísticos, acabou por se transformar em Varzim. E, assim, nasceu o nome Póvoa de Varzim.
No sábado, 15 de junho, às 10 horas, vai ser inaugurada a requalificação do Mercado Municipal da Póvoa de Varzim. Às 15 horas, o Ecocentro e Estação de Transferência da Póvoa de Varzim, em Laúndos. Às 17 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da cidade da Póvoa de Varzim, vai realizar-se a apresentação das reedições especiais de O Poveiro e A Epopeia dos Humildes de António dos Santos Graça, uma figura incontornável da cultura poveira.
No domingo, 16 de junho, às 11 horas, vai ter lugar a cerimónia de inauguração da instalação da viatura Chaimite na Avenida 25 de Abril. O 46.º aniversário da cidade da Póvoa de Varzim vai contar, ainda, com a habitual cerimónia de homenagens, no Cine-Teatro Garrett, às 18 horas. Dionísio Vinagre, Administrador da Varzim Sol, vai ser distinguido com a Medalha de Cidadão Poveiro, Grau Prata. João Marques e Manuel António Correia Martins vão ser distinguidos com a Medalha de Reconhecimento Poveiro, Grau Prata.