Última hora

“O Maior Arroz de Sardinhas do Mundo” da Póvoa de Varzim tenta entrada no Guiness Book

19 Junho 2019
“O Maior Arroz de Sardinhas do Mundo” da Póvoa de Varzim tenta entrada no Guiness Book
Cultura
0

“O Maior Arroz de Sardinhas do Mundo” vai pesar, no total, 800 quilogramas. A iniciativa é da Confraria dos Sabores Poveiros, cuja missão é divulgar e preservar a gastronomia, cultura e tradições da Póvoa de Varzim, e vai ter como chefe de brigada, o cozinheiro da terra, Nuno Nascimento.
“O Arroz de Sardinhas é um prato típico da Póvoa, mas que se encontra em desuso, por isso a nossa Confraria decidiu fazer dele mais uma causa a defender dos sabores Poveiros”, diz Paulo Sá Moreira, Contra-Mestre da Confraria dos Sabores Poveiros.
A empreitada é ousada e pretende que se faça história na Póvoa de Varzim, no dia 6 de julho, com um recorde mundial ligado à gastronomia, “O Maior Arroz de Sardinhas do Mundo” que, se tudo correr bem, vai ficar inscrito no famoso “Guiness Book of World Records”.
A receita para ficar inscrito no famoso “Guiness Book of World Records” já está definida e requer 120 quilogramas de arroz, 450 quilogramas de sardinha, 50 quilogramas de pimento vermelho, 50 quilogramas de cebola, 60 quilogramas de tomate maduro, 20 quilogramas de alho, 30 litros de azeite, 40 quilogramas de limão, 25 litros de vinho branco, 2 quilogramas de colorau doce, 5 quilogramas de sal, 1 quilograma de colorau picante, 1 quilograma de pimenta, 2 quilogramas de salsa e, claro, água.
Nuno Nascimento sabe de cor a receita de arroz de sardinha, tendo ganho o prémio pelo melhor prato de peixe no programa televisivo “Cook Off”, precisamente com esta especialidade. Vai ter a ajudá-lo o confrade finalista do Masterchef Júnior, Tomás Silva, agora com 16 anos, a confrade Arminda Oliveira e o confrade Luís Marques, alocado à panela. A eles juntam-se 10 elementos da Escola Profissional do Agrupamento Campo Aberto da Póvoa de Varzim, cerca de 30 voluntários da Bolsa de Voluntários da Póvoa de Varzim e os restantes confrades da Confraria dos Sabores Poveiros.
O evento tem início pelas 11 horas do dia 6 de julho, na Praça do Almada, e prevê-se que se prolongue por duas horas, de forma a ficar inscrito no “Guiness Book of World Records”, o livro dos recordes mundiais, seguindo as regras próprias para o efeito, que passam por pesar a panela vazia e todos os ingredientes em separado antes de serem cozinhados. Depois de pronto o arroz, a panela vai ser pesada com a totalidade dos ingredientes, para apurar o total de arroz de sardinha confecionado. A panela, com dois metros de diâmetro e 60 centímetros de altura, foi construída propositadamente para o evento. “O Maior Arroz de Sardinhas do Mundo” vai demorar cerca de 40 minutos a confeccionar.
A participação n’“O Maior Arroz de Sardinhas do Mundo” ou seja, provar, é livre. Apenas as bebidas é que são pagas. Os primeiros 1500 participantes ainda podem levar para casa um prato em barro comemorativo da iniciativa.