Última hora

Festas Populares em honra de São Pedro começam dia 25 de junho na Póvoa de Varzim

13 Junho 2019
Festas Populares em honra de São Pedro começam dia 25 de junho na Póvoa de Varzim
Cultura
0

Na Póvoa de Varzim já se preparam as festas de São Pedro. As festas da cidade arrancam no dia 25, às 10 horas, com o São Pedrinho e a Pequenada, com dezenas de crianças dos Jardins de Infância do concelho a desfilar pelo Passeio Alegre e Auditório da Lota, com a interpretação das coreografias preparadas pelos seus educadores. No mesmo dia, as ruas da Póvoa de Varzim vão iluminar-se pela primeira vez depois do pôr-do-sol, às 22 horas.
O pontapé de saída para as sardinhadas poveiras está agendado para o dia 27 de unho, às 12h30, e vai ser dado pela Casa da Juventude, que vai acompanhar os petiscos com um arraial e gincana de jogos tradicionais. A finalizar o dia, às 22 horas, os Bairros de Belém, Matriz, Mariadeira, Norte, Regufe e Sul inauguram os seus Tronos.
O Mercado Municipal também se associa ao São Pedro, no dia 28 de junho, às 12 horas, com a organização de uma sardinhada especial em parceria com a PROANDI, a abrir o apetite para a Noitada de São Pedro, de 28 para 29.
A noitada, que costuma ser até ao amanhecer, vai ter animação garantida por toda a cidade, com rusgas, sardinhas, dança, convívio, tradição e o espetáculo de fogo de artificio com música, à meia noite, na Avenida dos Descobrimentos, Avenida dos Banhos e Largo do Passeio Alegre.
Dia 29 é feriado na Póvoa de Varzim e o Dia de São Pedro começa logo pela manhã. Às 11 horas, a Igreja da Lapa celebra uma missa, seguida por uma arruada pela Banda Musical da Póvoa de Varzim e Banda Marcial de Gueifães, às 14h15, da Igreja Matriz até à Praça do Almada, terminando num concerto conjunto às 15 horas, com a interpretação do tema “São Pedro Poveiro”. Depois de nova arruada, até à Igreja Matriz, começa a Procissão de São Pedro, que incorpora os três Santos Populares, incluindo St.º António e São João, e recolhe na Igreja da Lapa.
A terminar o dia de São Pedro, Nego do Borel, sobe ao palco em frente ao Casino da Póvoa de Varzim, para um concerto gratuito, às 22 horas.