Última hora

Época balnear abre a 15 de junho nos concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim

14 Junho 2019
Época balnear abre a 15 de junho nos concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim
Local
0

A época balnear nos concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim abre oficialmente a 15 de junho, com o dispositivo de nadadores-salvadores assegurado, assim como todos os meios necessários para um verão em segurança. A garantia é do Capitão de Porto da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, Marques Coelho.
Marques Coelho, Capitão de Porto da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, alerta, no entanto, para alguns dos perigos que existem nas praias do concelho de Vila do Conde. A praia de Azurara, na área não concessionada, apresenta algumas zonas perigosas devido à existência de agueiros, por isso, é preciso atenção redobrada.
A Autoridade Marítima Nacional aconselha que “em caso de dúvida relativamente ao estado do mar, não arrisque e não vá a banhos; respeite um intervalo de três horas após uma refeição normal antes de ir a banhos; nunca vire as costas ao mar nem caminhe na areia molhada, pois um golpe de mar pode arrastá-lo para situações perigosas; vigie as suas crianças permanentemente e a uma distância próxima, não as deixando brincar junto da linha de água; a temperatura do mar já se encontra muito mais baixa, variando entre valores de 15 a 19 graus, sendo por isso mais provável a ocorrência de choques térmicos e congestões quando se mergulha na água do mar”.
A associação ambientalista Quercus atribuiu para a época balnear deste ano a classificação “Qualidade de Ouro” a 375 praias portuguesas.
Em Vila do Conde, receberam a designação da Quercus “Praia com Qualidade de Ouro” as praias Frente Urbana Norte, Frente Urbana Sul, Labruge e Vila Chã.
Na Póvoa de Varzim, receberam a designação da Quercus “Praia com Qualidade de Ouro” as praias Codixeira, Estela-Barranha, Fragosa, Paimó, Quião, Zona Urbana Norte, Zona Urbana Sul I e Zona Urbana Sul II.
A época balnear nos concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim abre oficialmente a 15 de junho e estende-se até 15 de setembro.