Última hora

NORTE 2020 apoia Áreas de Acolhimento Empresarial e prioriza as menos exportadoras

21 Maio 2019
NORTE 2020 apoia Áreas de Acolhimento Empresarial e prioriza as menos exportadoras
Economia
0

O Programa NORTE 2020 lançou dois novos concursos que asseguram a aplicação de 30 milhões de Euros na expansão ou criação de áreas de acolhimento empresarial na Região. O financiamento considera uma discriminação positiva dos concelhos de baixa densidade e pouco participativos das exportações regionais, prevendo-se a aplicação de metade do financiamento em territórios menos dinâmicos.
O regulamento dos concursos recupera dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística de março de 2019 para dar nota que a Área Metropolitana do Porto concentra metade do valor das exportações, seguindo-se as sub-regiões do Ave (18,1 por cento), Cávado (11,9 por cento), Alto Minho (8,5 por cento), Tâmega e Sousa (7,5 por cento) e Terras de Trás-os-Montes (3,3 por cento).
“Em contrapartida, as duas sub-regiões do Douro e Alto Tâmega representam, conjuntamente, apenas 0,7 por cento do total exportado pela Região”, refere o regulamento.
O financiamento agora disponibilizado tem em vista a dinamização acrescida da criação de riqueza e de emprego através de áreas de acolhimento empresarial e procura, igualmente, uma redução da assimetria que existe entre as sub-regiões.
Os potenciais beneficiários do apoio do NORTE 2020 – municípios, empresas municipais, associações de municípios ou sociedades gestoras de áreas de localização empresarial de capitais maioritariamente públicos – têm até 30 de setembro para se candidatarem ao financiamento. O regulamento prevê, ainda, que o apoio a fundo perdido por projeto seja, no máximo, de 1,5 milhões de Euros.
O NORTE 2020, Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020, é um instrumento financeiro com uma dotação de 3,4 mil milhões de Euros de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal, estando integrado no Acordo de Parceria PORTUGAL 2020 e tem como Autoridade de Gestão a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.