Última hora

Festas do Senhor de Matosinhos recebem GNR e Blaya para celebrar seis séculos de história

30 Maio 2019
Festas do Senhor de Matosinhos recebem GNR e Blaya para celebrar seis séculos de história
Cultura
0

As Festas do Senhor de Matosinhos, com seis séculos de história, arrancam na sexta-feira e prolongam-se até 16 de junho com GNR e Blaya em cartaz, anunciou a câmara local.
Em comunicado, a autarquia adiantou que aquela que é “uma das maiores romarias do país” vai cruzar a dimensão religiosa com a cultura popular, a animação e as artes contemporâneas, organizando este ano o primeiro Congresso Internacional Senhor de Matosinhos, que vai juntar outras cidades com cultos tributários do de Matosinhos.
As festividades, com as tradicionais feiras de artesanato e da louça, os divertimentos mecânicos e a zona de alimentação, vai ter, ainda, um Fogo de Bonecos, único no país, referiu a Câmara Municipal de Matosinhos.
Durante os 24 dias de festa, um dos pontos altos é a atuação dos GNR, com a Banda de Matosinhos-Leça, marcado para 10 de junho às 22 horas, no jardim da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
Este concerto une os dois projetos musicais em que Rui Reininho, vocalista dos GNR, está atualmente envolvido.
Após quase 40 anos na banda de pop-rock que mudou a música em Portugal, Rui Reininho preside há quase um ano à associação da banda filarmónica, com 132 anos de história.
Um dia antes, a 9 de junho, também às 22 horas, acontece a atuação de Blaya, que depois do êxito do single “Faz Gostoso” lançou o novo disco “Blaya con Dios” e participou no mais recente disco de Madonna.
Esta festividade, que traz a Matosinhos, no distrito do Porto, cerca de um milhão de visitantes, incluiu, também, este ano a celebração, a 31 de maio, do Dia do Pescador, que vai sublinhar a importância do setor das pescas para a economia do concelho, homenageando o trabalho árduo dos pescadores, operários e empresários conserveiros matosinhenses, de hoje e do passado.
O programa inclui, ainda, a apresentação do documentário “Portugal tem lata”, com argumento e realização de Rui Pregal da Cunha, antigo vocalista da banda Heróis do Mar, e João Trabulo, dedicado à indústria conserveira, e com a reabertura do Núcleo Museológico do Mar, na antiga Escola do Bairro dos Pescadores, após obras de beneficiação realizada pela Câmara.
No sábado, 1 de junho, há a inauguração da exposição “No Reino do Cavaleiro Cayo Carpo” que vai ficar patente na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, contando em palavras e barro as lendas de Matosinhos.
No mesmo dia, pelas 16 horas, o Rancho Típico da Amorosa vai fazer a encenação das antigas romarias a Matosinhos, seguindo-se, pelas 21:30, um concerto da Orquestra barroca da Casa da Música do Porto na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.