Última hora

Quem andar de trotinete elétrica em Matosinhos vai ganhar dinheiro virtual e produtos biológicos

28 Maio 2019
Quem andar de trotinete elétrica em Matosinhos vai ganhar dinheiro virtual e produtos biológicos
Tecnologia
0

Matosinhos é a oitava cidade a receber as trotinetes elétricas partilhadas da Flash. O arranque das operações foi assinalado esta segunda feira à tarde, com o anúncio da integração da plataforma alemã de micromobilidade à plataforma AYR, de gestão de sustentabilidade das cidades e que foi desenvolvida pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.
As trotinetes elétricas que começaram a circular nesta segunda feira em Matosinhos estão integradas num sistema que permite quantificar, valorizar e transacionar as emissões de dióxido de carbono (CO2) evitadas com a utilização de modos de mobilidade sustentável.
“Pela primeira vez no mundo vai ser possível quantificar, valorizar e transacionar as emissões de carbono evitadas com a utilização de modos de mobilidade sustentável, nomeadamente as trotinetes elétricas”, explicou Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
“O que estamos a apresentar é funcionamento do mercado local de carbono que já começamos a desenhar com o laboratório do CEiiA e outros parceiros tecnológicos”, esclareceu Luísa Salgueiro.
“Agora vai começar a ser percetível esse trabalho para os cidadãos. Quem utilizar as trotinetes vai poder perceber, do ponto de vista pessoal, o retorno do seu comportamento sustentável”, disse a autarca de Matosinhos.
A plataforma AYR funciona através de uma aplicação móvel que dá acesso a uma carteira virtual onde os créditos são depositados e podem ser usados, numa primeira fase, em serviços e produtos da Flash, explicou Catarina Selada, responsável de cidades do CEiiA. O valor de emissões poupadas é transformado em créditos, através de uma moeda virtual.
De acordo com Luísa Salgueiro, no futuro vai ser possível trocar os créditos por produtos biológicos no Mercado Municipal.
E é, também, através deste serviço que a Flash vai pagar a licença para utilizar as trotinetes no espaço público e os créditos das emissões poupadas vão ser transferidos mensalmente para o município de Matosinhos.
O projeto arrancou esta segunda feira, com 150 trotinetes elétricas e mais de 30 pontos de partilha e estacionamento definidos pela Câmara de Matosinhos, mas o objetivo é chegar às 300 trotinetes.
Além de Matosinhos, a Flash está presente nas cidades de Lisboa, Faro, Coimbra, Cascais, Maia, Almada e Gondomar e concorre com a Lime, Hive, Voi, Tier, Bungo, Wind, Bird e Frog.